Live abre comemorações de 35 anos do Imcarti e do Coro Carpe Diem

Evento on-line é uma contrapartida do projeto financiado com recursos da Lei Emergencial Aldir Blanc
Data de inclusão: 21/06/2021 16:13

Inicia na próxima sexta-feira (25), às 20h, a programação especial comemorativa aos 35 anos do Instituto de Música, Canto e Arte de Itajaí (Imcarti) e do Coro Carpe Diem, de Itajaí, que se estenderá pelos próximos meses. A primeira live do projeto vai exibir a apresentação dos homenageados na Missa de Recepção e Abertura do 10º Congresso Nacional da Federação dos Meninos Cantores do Brasil, no canal do Imcarti no YouTube (youtube.com/imcartiitajai).

O evento, que será veiculado na live, ocorreu entre 18 e 26 de julho de 1998, com a participação de 13 coros e mais de 800 meninos e meninas cantoras de todo o país, hospedados em bairros de Itajaí, num grande esforço das paróquias e pessoas que, na época, ajudaram a achar hospedagem para os visitantes junto aos cidadãos itajaienses. O acolhimento dos visitantes é uma tradição na Federação dos Meninos Cantores que perdura até hoje, para que os cantores se integrem na comunidade em que ficam hospedados.

Nessa abertura do Congresso, o Coro Carpe Diem e a Orquestra de Câmara do Imcarti participaram musicalmente, no dia 19 de julho, da Missa Solene com o título “Mãe da Igreja”, composta pelo músico Padre Nei Brasil Pereira, que presidiu a celebração na Igreja Matriz do Santíssimo Sacramento, em Itajaí. O coro e orquestra, preparados pelo maestro Paulo Sezerino, foram regidos pelo maestro Mauro Rafael Gomes, com a participação do atual presidente e maestro do coro e orquestra, Paulo Sezerino, na música “O Sacrum Convivium”, de Lorenzo Perosi.

Por conta das restrições e medidas de segurança durante a pandemia, o Imcarti decidiu compartilhar momentos de sua história em lives com registros de apresentações marcantes na trajetória do Coro Carpe Diem e da Orquestra de Câmara do Imcarti. A live de sexta-feira (25) é uma contrapartida aos recursos recebidos, provenientes da Lei Emergencial Aldir Blanc, por meio do edital 009/2020 de Credenciamento de Espaços Culturais do Município de Itajaí, da Fundação Cultural e Prefeitura de Itajaí.

Live abre comemorações de 35 anos do Imcarti e do Coro Carpe Diem