Facebook
Twitter
Youtube
Flickr

Notícias

Oficina do Arte nos Bairros gera conteúdo gravado por autistas para rádio web

Iniciativa será lançada nesta sexta-feira (18), Dia do Orgulho Autista
Data de inclusão: 17/06/2021 16:53

Foi a partir do planejamento das aulas da oficina de percussão e educação musical para crianças e adolescentes com o transtorno do espectro autista (TEA), do programa Arte nos Bairros, que nasceu a ideia de desenvolver uma rádio web da Associação de Pais e Amigos do Autista de Itajaí (AMA). O projeto, idealizado e coordenado pelo músico e professor Dr. Rodrigo Gudin Paiva, vem sendo lapidado em caráter experimental desde abril e nesta sexta-feira (18), Dia do Orgulho Autista, será lançada a rádio web - https://zeno.fm/radioamaitajai/.

A iniciativa foi pensada como alternativa para nortear as atividades de música, motivar os alunos a participarem de um projeto colaborativo e diminuir a resistência ao ensino remoto e às atividades não presenciais que acontecem por conta da pandemia.

“Unimos tecnologias do nosso tempo às tecnologias da época dos nossos pais e avós. Com esta proposta, desconstruímos as fronteiras com relação a horários, espaço físico, faixa etária e áreas de conhecimento. As atividades on-line são síncronas e assíncronas, ou seja, temos encontros com dia e horário marcado na plataforma on-line e tarefas de casa que eles gravam, na maioria das vezes pelo próprio celular, e nos enviam para produção, edição e finalização”, explica o professor Dr., Rodrigo Gudin Paiva.

A rádio web, que já está no ar com transmissão pela internet, prevê programas gravados e transmissões ao vivo, envolvendo principalmente os alunos das oficinas gratuitas do Arte nos Bairros, da Fundação Cultural e Prefeitura de Itajaí, ministradas na AMA, com os professores de música Rodrigo Gudin Paiva, Chico Preto e Evandro Hasse. Os grupos produziram conteúdos durante o período experimental do projeto e seguem desenvolvendo materiais sobre música e outros assuntos, que estão disponíveis na rádio para toda a comunidade.

O lançamento integra a programação da AMA Itajaí em comemoração ao aniversário de 161 anos do município e de celebração do Dia do Orgulho Autista (18), chamando a atenção da sociedade para as habilidades e diferenças das pessoas com o transtorno do espectro autista (TEA). A partir desta sexta-feira até o final deste mês, a entidade lançará projetos com o objetivo de dar visibilidade ao trabalho que realiza e valorizar a neurodiversidade.

Sobre o Arte nos Bairros

Reativado em 2017 pela Fundação Cultural de Itajaí, o programa Arte nos Bairros tem como proposta levar arte, cultura e entretenimento de qualidade às comunidades do município. Em torno de 7,5 mil pessoas já participaram da iniciativa. Neste ano, o projeto iniciou em maio com atividades de forma híbrida: oficinas presenciais e remotas. São mais de 40 polos espalhados pela cidade, 35 cursos disponíveis e 70 professores contratados pelo Município de Itajaí para o programa.

____________________
Informações adicionais:
(47) 9. 9262-6841 – Rodrigo Gudin Paiva, professor do Arte nos Bairros e idealizador da iniciativa.

Imagens relacionadas

Oficina do Arte nos Bairros gera conteúdo gravado por autistas para rádio web
Oficina do Arte nos Bairros gera conteúdo gravado por autistas para rádio web
Oficina do Arte nos Bairros gera conteúdo gravado por autistas para rádio web
Facebook
Twitter
Youtube
Flickr
Todos os direitos reservados © 2024 - Município de Itajaí