Município de Itajaí avança como cidade inteligente e digital

Sistema integrado traz agilidade e transparência aos processos dentro da administração píblica
Data de inclusão: 07/02/2020 14:48

O Município de Itajaí iniciou o novo ano com a implantação de uma ferramenta digital para trazer agilidade e transparência em todos os serviços e processos disponibilizados ao cidadão. A Secretaria Municipal de Tecnologia (Setec) implantou o Sistema Integrado de Processo Eletrônico (SIPE) para informatizar os trâmites de documentos e diminuir o tempo de resposta dessas solicitações na administração pública. Desde a implantação, mais de 600 processos já estão em andamento na plataforma, de onde é possível acompanhar em tempo real sua tramitação.

A informatização dos processos já é uma realidade nas esferas nacionais dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário. Nas administrações municipais, Itajaí pode se considerar na vanguarda dos municípios brasileiros a integrar em uma única plataforma digital todos os serviços dispostos aos seus munícipes. O ganho também será ambiental, e de considerável economia, com a redução na impressão de papel e no consumo de materiais. Desde a implantação, mais de duas mil folhas de papel já foram economizadas.

“Modernizar o sistema de processos eletrônicos é modernizar a Prefeitura como um todo. No momento, este sistema está na parte administrativa, mas ele se estenderá também a escolas e unidades de saúde, chegando até as próprias demandas dos nossos servidores municipais, como, por exemplo, num agendamento de um período de férias”, destaca Murilo Alan Sodré de Souza, secretário municipal de Tecnologia.

No final do ano passado, nos meses de outubro e novembro, servidores de todas as secretarias, autarquias e fundações participaram da capacitação para operar a plataforma SIPE. Ainda em 2019, o sistema entrou em operação e pretende também eliminar gradativamente o uso de papel nos processos do Município de Itajaí.

“Muitas vezes, o cidadão precisa vir pessoalmente até a Prefeitura ou se deslocar até uma secretaria municipal para resolver uma demanda, levar ou requisitar algum documento. Com esse sistema, ele poderá resolver tudo on-line, acompanhando o andamento de sua solicitação, com o rastreamento do pedido, o que dará ainda mais transparência aos nossos serviços”, argumenta Souza.

Para o secretário de Tecnologia, o Sistema Integrado de Processo Eletrônico também vai facilitar o trabalho de vários profissionais da cidade, como contadores, engenheiros e arquitetos, que diariamente acessam os mais diversos serviços da Prefeitura de Itajaí. “O processo eletrônico é a base de tudo. Se quisermos uma cidade inteligente, digital, este é o caminho. E em Itajaí, já avançamos muito nesse quesito”, finaliza.
__________________________
Informações adicionais: