Facebook
Twitter
Youtube
Flickr

Notícias

Volume de chuvas em Itajaí ultrapassa 115 milímetros neste domingo

Município vem investindo em importantes obras de drenagem e não registrou ocorrências graves até o momento
Data de inclusão: 17/02/2019 18:30

Reflexo dos constantes investimentos em obras de drenagem, macrodrenagem e manutenção da rede pluvial de Itajaí, o município não registrou ocorrências graves em virtude das chuvas neste fim de semana. A Defesa Civil indica que já choveu, em média, 115 milímetros desde a madrugada de domingo – quase o volume total esperado para o mês de fevereiro.

Leia mais:
> Município de Itajaí investe em obras para minimizar impactos das enxurradas
> Força-tarefa atua na manutenção da rede de drenagem pluvial
> Primeiros metros de nova galeria são implantados no bairro Dom Bosco

Apesar das chuvas intensas, apenas pontos isolados registraram maior acúmulo de água, que logo escoaram. Atenção especial é dada às áreas de encosta, em virtude do encharcamento do solo. A Defesa Civil orienta que, em caso de movimento de terra ou rochas, bem como inclinação de postes e árvores, as pessoas devem comunicar imediatamente o órgão e deixar suas casas.

Na tarde deste domingo (17), um pequeno deslizamento de terra ocorreu na localidade Nossa Senhora das Graças, sem feridos ou danos materiais. As condições de chuva devem permanecer durante toda a semana. O Corpo de Bombeiros atende pelo 193 e a Defesa Civil, 24h, pelo telefone 199. Em caso de emergência também é possível entrar em contato pelo telefone de plantão (47) 99601-2950.

Obras auxiliam no escoamento
Neste ano, a Secretaria Municipal de Obras já realizou três importantes intervenções que ampliaram o escoamento das águas da chuva. Os bairros Fazenda, Cordeiros e Dom Bosco foram contemplados com obras de drenagem.

Já em 2018, o Município de Itajaí implantou quase oito quilômetros de tubulação e galerias. As regiões de Dom Bosco, Praia Brava, Espinheiros, Cordeiros, Nossa Senhora das Graças, Ressacada, Paciência, Santa Regina, Barra do Rio, Canhanduba, Murta, Salseiros, Fazenda e Centro foram as contempladas com a ampliação da capacidade das redes de drenagem.

Somente no Centro de Itajaí, foram investidos mais de R$ 4,6 milhões em obras de macrodrenagem que resolveram os alagamentos com as enxurradas.

Manutenção constante
A força-tarefa de prevenção de cheias e alagamentos no Município de Itajaí segue sendo realizada. Duas frentes de trabalho atuam na desobstrução de bocas de lobo e manutenção da rede de drenagem pluvial. As equipes da Secretaria de Obras atuam nos bairros São Vicente e Cordeiros. São realizadas a troca da tubulação de escoamento das águas das chuvas e a manutenção da rede. 

____________________________
Informações adicionais:
Defesa Civil
(47) 3341-6199

Imagens relacionadas

Volume de chuvas em Itajaí ultrapassa 115 milímetros neste domingo
Volume de chuvas em Itajaí ultrapassa 115 milímetros neste domingo
Facebook
Twitter
Youtube
Flickr
Todos os direitos reservados © 2019 - Município de Itajaí