Porto de Itajaí recebe segundo desembarque de importação de veículos

Mil carros chegaram por navio da Argentina nesta segunda-feira (09)
Data de inclusão: 09/07/2018 18:21

O Porto de Itajaí recebeu pela segunda vez a importação de veículos automotivos, nesta segunda-feira (09). São mil carros trazidos da Argentina para descarregarem através de uma rampa no berço 02. O desembarque inicia na noite de hoje, tem caráter de teste e será realizado pelo sistema “Roll On Roll Off”, em que os veículos são conduzidos para fora do navio e encaminhados para uma área primária dentro do porto. A operação encerra nas primeiras horas desta terça-feira (10).

Segundo informações da Gerência de Operações da Superintendência do Porto de Itajaí, uma terceira operação teste está prevista para o mês julho. Serão desembarcadas mais mil unidades no Porto de Itajaí. Com a confirmação da rota, a possibilidade é que as cargas sejam quinzenais e com até 2.500 veículos por navio.

Essa é a segunda operação deste porte no Complexo Portuário de Itajaí. Em junho, uma frota de 500 veículos desembarcou no berço 02 da APMT Terminals. A primeira operação foi avaliada com sucesso e o processo de desembarque encerrou em menos de cinco horas. A média foi de 104 carros desembarcados por hora com 100% de eficiência na operação e sem o registro de avarias.

O Superintendente do Porto de Itajaí Marcelo Werner Salles demonstra confiança na precisão e competência para a operação no Complexo Portuário de Itajaí. “Hoje podemos dizer que nossa logística é muito melhor que outros portos no país, por isso nós queremos a General Motors operando aqui no Porto de Itajaí, pois temos capacidade e condições precisas para este tipo de movimentação”, avaliou Salles.

Assim como na primeira operação, os veículos descerão para o cais público no berço 03 e na sequência serão conduzidos ao armazém 03 onde permanecerão no local interno para a vistoria da Gerência de Operação Portuária. Depois, os veículos sairão pelo Portão 2, destina à cargas especiais, para a operação não conflitar com a movimentação de cargas de contêineres. Por fim, serão encaminhados até o RAC – Recinto Alfandegado Contíguo para o carregamentos dos caminhões cegonheiras e seguirem ao destino.

Nesta segunda operação teste, os mil veículos da General Motors saíram do Porto de Zarate, Argentina, pelo navio de bandeira do Panamá (European Highway). A embarcação atraca na tarde desta segunda-feira (09).

Desde o início das reuniões o Prefeito de Itajaí Volnei Morastoni acenou com otimismo a vinda de operações de cargas de automóveis e confia na permanência da montadora. “Sem dúvida essa é uma oportunidade ímpar. Vindo a GM, outras montadoras também poderão fazer uso dessa atividade pelo nosso Porto de Itajaí. Será um incremento na economia com potencial arrecadação para Itajaí e para o Estado de Santa Catarina”, reforça o prefeito.

“Esse é um desempenho de forças conjuntas entre a Autoridade Portuária (Superintendência do Porto de Itajaí), Prefeitura, Governo do Estado, APMT e da Diretoria da GM em acreditar no Porto de Itajaí. Será um orgulho para a classe dos trabalhadores portuários, para o munícipe de Itajaí e para os catarinenses”, destaca Giovani Alberto Testoni, Secretário de Desenvolvimento Econômico, Emprego e Renda.

O Porto de Itajaí tem histórico associado a estas operações de cargas nas décadas de 1980, 1990 e 2000. A próxima operação teste no Porto de Itajaí deve se realizar no dia 22 de julho. Depois do terceiro desembarque, a expectativa é que a montadora oficialize o Porto de Itajaí como destino dos veículos.

Porto de Itajaí recebe segundo desembarque de importação de veículos