Audiência Pública discute criação da Semana da Mulher em Itajaí

Iniciativa da Secretaria de Relações Institucionais e Temáticas teve apoio do Escritório PEMI
Data de inclusão: 23/03/2018 11:52

O Plenário da Câmara de Vereadores de Itajaí sediou, na tarde de quarta-feira (21), a Audiência Pública para instituir a Semana da Mulher no mês de março e no calendário oficial de Itajaí. A discussão foi organizada pela Secretaria de Relações Institucionais e Temáticas (Serit) com apoio da Câmara de Vereadores de Itajaí e do Escritório do Planejamento Estratégico do Município de Itajaí (PEMI 2040).

A audiência iniciou com uma homenagem à vereadora carioca Marielle Franco, militante dos Direitos Humanos e da Igualdade de raça e Gênero, que foi executada no Rio de Janeiro no último dia 14. “A discussão desse tema é de suma importância para a construção de políticas públicas efetivas voltadas à mulher”, ressaltou o secretário do Serit, Thiago Morastoni.

A historiadora Ana Cláudia Delfini Capistrano de Oliveira, professora do Mestrado em Gestão de Políticas Públicas da Universidade do Vale do Itajaí (Univali), destacou o alto número da violência doméstica praticada contra a mulher e o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) número 5: alcançar a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas. “Precisamos de mulheres em todas as fases da construção das políticas públicas, nelas são necessárias vozes múltiplas”, disse a professora.

Sara Ternes, coordenadora geral da Serit, lembrou da preocupação do prefeito Volnei Morastoni em apoiar as políticas públicas relacionadas à valorização das mulheres. “Dentro do Planejamento Estratégico do Município de Itajaí (PEMI 2040), há uma ação estratégica para a igualdade de gênero pautada no ODS número 5”, lembrou Sara. A semana dedicada às mulheres será, de acordo com a proposta do evento, nos dias próximos ao Dia Internacional da Mulher, 8 de março, com eventos dedicados ao tema para fortalecer e dar maior visibilidade às ações voltadas às mulheres.
______________________
Informações Adicionais: