Município de Itajaí sanciona o Plano Diretor

Documento passa a ser válido a partir da publicação
Data de inclusão: 18/03/2024 18:19

A administração municipal sancionou o Plano Diretor de Gestão e Desenvolvimento Territorial de Itajaí. O documento foi entregue à Câmara de Vereadores no início de novembro de 2023 e, na última semana, retornou ao Executivo para sanção. O documento passa a ser válido a partir da publicação no Jornal do Município, que acontece nesta segunda-feira (18).

“É um momento muito importante para a nossa cidade. Após mais de 40 reuniões com itajaienses de todos os bairros, membros da sociedade civil, profissionais e associações, ao longo dos últimos anos, o novo Plano Diretor vem para fortalecer ainda mais o crescimento sustentável da nossa Itajaí. Confio que a cidade seguirá se desenvolvendo, com mais qualidade de vida para os nossos cidadãos, e ao passar dos anos esse Plano Diretor vai novamente precisar se readaptar às necessidades e anseios da população”, pontua o prefeito Volnei Morastoni.

O documento foi apresentado ao Legislativo com propostas que garantem o crescimento de todas as regiões do Município de maneira organizada e sustentável. Além disso, a revisão valoriza os locais históricos e impulsiona a mobilidade urbana.

Atualmente, Itajaí é a maior economia de Santa Catarina, conforme apontado pelo ranking nacional do Produto Interno Bruto (PIB) de 2021, e 23ª do Brasil com geração de mais de R$ 47 bilhões em riquezas no mesmo período. Além disso, o Município também lidera o ranking de importação do país. Ao todo, foram importados por companhias da cidade US$ 13 bilhões em 2023, o que equivale a R$ 64 bilhões. Este dado representa 5,47% de todas as importações do Brasil.

“Entramos em um novo momento da história da nossa cidade. Com o encaminhamento do Plano Diretor, Itajaí continuará crescendo significativamente, porém de maneira ordenada, sustentável e garantindo mais qualidade de vida à toda população”, ressalta o secretário municipal de Desenvolvimento Urbano e Habitação, Rodrigo Lamim.

Revisão do Plano Diretor

O processo de revisão do Plano Diretor iniciou em 2018. O colégio de delegados foi composto por membros da sociedade civil, profissionais, sindicatos e associações. Ao todo, foram 60 delegados, entre eles 30 titulares e 30 suplentes, que participaram de mais de 40 reuniões.

O documento passou por diversas discussões e análises que contou com a participação da população em 20 oficinas, 14 audiências públicas, sendo que destas, 11 aconteceram em diferentes regiões da cidade e três foram da Câmara de Vereadores.

Município de Itajaí sanciona o Plano Diretor