Ação social conjunta é realizada em área de invasão no Nossa Senhora das Graças

Foram acolhidas pessoas em extrema vulnerabilidade social que se abrigavam em áreas de invasão e removidos criadouros do mosquito transmissor da dengue
Data de inclusão: 07/03/2024 17:50

Uma ação social coordenada pelas secretarias de Assistência Social e de Desenvolvimento Urbano e Habitação Municipal, com o apoio da Polícia Militar, foi realizada na manhã desta quinta-feira (07) no bairro Nossa Senhora das Graças. Visando o acolhimento de pessoas em extrema vulnerabilidade social, foi realizado o desmonte de moradias precárias e improvisadas em área de invasão, bem como a remoção de criadouros do mosquito transmissor da dengue.

Durante a operação, foram contabilizadas 30 pessoas ocupando 10 barracões. No total, apenas oito deles aceitaram ir até o Centro POP, onde receberam assistência em alimentação, higiene e encaminhamento para outros serviços essenciais do município. A Casa de Apoio Social, comunidades terapêuticas ou mesmo passagens de retorno para a cidade de origem foram possibilidades oferecidas à população acolhida, proporcionando oportunidade de recomeço e de melhora de qualidade de vida.

Além do aspecto social, a ação ainda buscou eliminar possíveis criadouros do mosquito da dengue com a limpeza do local. O Aedes Aegypti pode se proliferar em áreas de acúmulo de lixo, lugares onde se encontram frequentemente depósitos/reservatórios de água parada.

Auxílio à população em situação de rua

A Secretaria de Assistência Social de Itajaí reforça que a porta de entrada da população em situação de rua aos serviços municipais é a Abordagem Social e o Centro Pop. As equipes da Abordagem Social trabalham das 5h à meia-noite em campo, oferecendo auxílio à população em situação de rua. Entretanto, essas pessoas precisam aceitar a ajuda. A abordagem pode ser acionada pelo celular de plantão (47) 9 9919-8961.

O Centro Pop funciona na rua Blumenau, nº 2071, na Barra do Rio, das 5h às 18h, de segunda a sexta-feira. Além de oferecer espaço e itens para higiene básica, a população pode neste local ser cadastrada e passar por triagem com assistentes sociais, a fim de serem verificados quais os encaminhamentos possíveis para cada situação, como confecção de documentos, encaminhamento para empregos, contato com familiares, atendimento médico, entre outros.

Já a Casa de Apoio Social, popularmente conhecida como Casa de Passagem, funciona na rua Vereador Claudino José Pacheco, nº 88, no bairro São João. Neste espaço são recebidas as pessoas em situação de rua que já passaram pela triagem e querem deixar as ruas. Em geral, são atendidas pessoas que estão em busca de emprego e aguardam o primeiro salário para conseguirem alugar uma moradia por conta própria; pessoas que aguardam encaminhamento para comunidade terapêutica; e pessoas que aguardam o retorno para o seio familiar.

Ação social conjunta é realizada em área de invasão no Nossa Senhora das Graças