Município convoca comitê intersetorial para traçar estratégias de abordagens à população em situação de rua

Objetivo é definir ações imediatas e também de longo prazo
Data de inclusão: 27/02/2024 17:38

Estratégias de abordagens à população em situação de rua foi tema da reunião intersetorial realizada na tarde desta terça-feira (27), em Itajaí. O encontro no gabinete do prefeito Volnei Morastoni reuniu representantes das secretarias de Assistência Social e Saúde, Polícia Militar, Polícia Civil, Ministério Público e Guarda Municipal. O objetivo é formar um comitê para definir ações imediatas e de longo prazo para auxiliar essa população a sair das ruas.

“Essa é uma questão complexa e requer estratégias intersetoriais para ser enfrentada corretamente e de maneira efetiva. Precisamos respeitar a pessoa humana que está nessa situação de rua, enquanto também devemos garantir a segurança de toda a população ao seu redor. Não existe uma receita pronta, mas estamos comprometidos em criar mecanismos que legitimem a ação dos agentes públicos nesse enfrentamento”, comenta o prefeito de Itajaí, Volnei Morastoni.

Uma das medidas definidas na reunião foi a criação de um comitê para elaboração do Plano Municipal de Atendimento à População em Situação de Rua. Esse grupo de trabalho encaminhará as ações que devem ser tomadas para viabilizar o trabalho das equipes nas ruas, como a publicação de leis e decretos específicos. As estratégias deverão ocorrer em conjunto com as forças de segurança, assistência social e saúde.

Além de novas medidas que deverão ser anunciadas nas próximas semanas, a Secretaria de Assistência Social de Itajaí reforça que a porta de entrada da população em situação de rua aos serviços municipais é a Abordagem Social e o Centro Pop.

As equipes da Abordagem Social trabalham das 5h à meia-noite, nas ruas, oferecendo auxílio à população em situação de rua. Entretanto, essas pessoas precisam aceitar a ajuda. A abordagem pode ser acionada pelo celular de plantão (47) 9 9919-8961.

O Centro Pop funciona na rua Blumenau, nº 2071, na Barra do Rio, das 5h às 18h, de segunda a sexta-feira. Além de conseguir fazer uma higiene básica, neste local a população é cadastrada, passa por triagem pelos assistentes sociais e são verificados quais os encaminhamentos possíveis para cada situação, como confecção de documentos, encaminhamento para empregos, contato com familiares, atendimento médico, entre outros.

Já a Casa de Apoio Social, popularmente conhecida como Casa de Passagem, funciona na rua Vereador Claudino José Pacheco, nº 88, no bairro São João. Neste espaço são recebidas as pessoas em situação de rua que já passaram pela triagem e querem deixar as ruas. Geralmente, são atendidas pessoas que estão em busca de emprego e aguardam o primeiro salário para conseguirem alugar uma moradia por conta própria; pessoas que aguardam encaminhamento para comunidade terapêutica; e pessoas que aguardam o retorno para o seio familiar.