Itajaí realiza ações de combate à dengue no bairro Cidade Nova e no Jardim Esperança

Medidas incluem ação emergencial em imóvel abandonado para reduzir o risco à saúde pública
Data de inclusão: 06/02/2024 18:24

O Município realizou nesta terça-feira (8) três ações para conter a proliferação do mosquito Aedes aegypti em Itajaí. As intervenções ocorreram no bairro Cidade Nova e no loteamento Jardim Esperança, no Cordeiros. O objetivo das medidas é reduzir a população de mosquitos adultos transmissores da dengue.

Uma intervenção emergencial foi realizada em um imóvel abandonado e ocupado por pessoas em situação de rua no bairro Cidade Nova. No local, havia diversos pontos com água parada. Na execução da limpeza, foram recolhidos quatro caminhões de materiais. Participaram da ação a Guarda Municipal, e as Secretarias de Obras, Saúde e também Assistência Social, que ofertou os encaminhamentos necessários aos moradores que estavam no local.

O Programa de Controle da Dengue realizou ainda uma aplicação de inseticida residual no bairro Cidade Nova. Um depósito de pneus e uma empresa de reciclagem, considerados pontos estratégicos com risco de proliferação do mosquito Aedes aegypti, receberam a ação.

Já no Jardim Esperança, localidade onde se concentram a maioria dos casos de dengue em Itajaí, um veículo especial foi enviado pela Secretaria de Estado da Saúde para aplicar inseticida UBV, o popular "fumacê". A medida atingiu uma área de cerca de 30 quilômetros.

“Evitar o aumento da proliferação dos mosquitos Aedes Aegypti e, consequentemente, da dengue, é uma responsabilidade tanto do poder público quanto da população. Apenas dessa forma podemos prevenir a alta de casos em Itajaí. Todos devem colaborar verificando suas respectivas propriedades periodicamente para eliminar possíveis criadouros do mosquito da dengue”, reforça Lucio Vieira, coordenador do Programa de Controle da Dengue de Itajaí, da Secretaria de Saúde.

Vieira alerta ainda que as frequentes chuvas, em conjunto com as altas temperaturas do verão, têm favorecido a proliferação dos insetos em Itajaí e em todo o Estado de Santa Catarina. Atualmente, a Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Vigilância Epidemiológica, monitora os casos da doença para traçar estratégias de controle. Itajaí registrou em 2024 um total de 284 casos confirmados de dengue.