Facebook
Twitter
Youtube
Flickr

Notícias

Procon divulga pesquisa de preços da Ceia Natalina de 2023

Análise foi realizada em oito estabelecimentos comerciais de Itajaí nesta quinta-feira (21)
Data de inclusão: 21/12/2023 18:57

A Procuradoria de Defesa do Consumidor (Procon) de Itajaí divulga a pesquisa de preços dos produtos da Ceia Natalina de 2023. O levantamento apontou um aumento de 1,38% na soma dos itens de menor preço em comparação com o ano anterior, que totalizou R$ 866,02. A pesquisa verificou o preço de 22 itens nesta quinta-feira (21) em oito estabelecimentos comerciais da cidade. A lista completa está disponível no fim desta página.

O produto que teve maior redução no preço médio foi a cereja (kg), com uma diminuição de 40,20%. Outros alimentos que apresentaram queda nos valores foram o Chester Perdigão (-21,79%), o Panettone Nestlé Alpino (-16,72%), as frutas cristalizadas (kg) (-13,62%) e a uva passa (kg) (-13,56%).

Em contrapartida, alimentos como: bacalhau, figo em calda, salmão e abacaxi em calda tiveram uma elevação no preço médio em comparação com 2022. O bacalhau (kg) foi o produto com maior aumento (+40,32%). Em seguida aparecem o figo em calda (+29,19%), o salmão (kg) (+27,71%) e o abacaxi em calda (+20,02%).

Pesquisa de preços

Para que a ceia de Natal não fique mais cara, a orientação do Procon é a pesquisa pelos melhores preços nos supermercados da cidade, pois alguns produtos têm grande variação de valores entre os estabelecimentos. Outra orientação é relacionada aos produtos como castanha, nozes, uva passa, amêndoa, damasco, cereja e frutas cristalizadas, que podem ser vendidos a granel ou em embalagem de diversos pesos para maior economia.

O Procon ainda destaca a obrigação dos supermercados em exibirem os preços por unidade de medida e em divulgar a data do vencimento dos produtos incluídos em promoções. Além disso, o Código de Defesa do Consumidor determina que a oferta e a apresentação de produtos devem assegurar informações claras e ostensivas sobre as características, preços e prazos de validades, entre outras informações. 

Imagens relacionadas

Procon divulga pesquisa de preços da Ceia Natalina de 2023
Procon divulga pesquisa de preços da Ceia Natalina de 2023
Facebook
Twitter
Youtube
Flickr
Todos os direitos reservados © 2024 - Município de Itajaí