Decreto formaliza reconhecimento da Festa de Nossa Senhora do Rosário como patrimônio imaterial de Itajaí

Documento homologa a decisão do Conselho Municipal e garante a preservação da celebração
Data de inclusão: 06/12/2023 17:34

A Festa de Nossa Senhora do Rosário foi reconhecida através de decreto como patrimônio cultural imaterial de Itajaí. A legislação nº 13.085/2023, publicado em 29 de novembro no Jornal do Município (Ano XXII - Edição 2744), homologa a resolução e o parecer do Conselho Municipal de Patrimônio Cultural de Itajaí em favor do reconhecimento

A festa é uma celebração religiosa híbrida que aproxima os cultos católicos e de matriz africana. É associada à presença de africanos escravizados e possui registros históricos de sua realização na região desde o final do século 19.

O parecer elaborado pelo Conselho Municipal de Patrimônio Cultural de Itajaí teve como base as pesquisas históricas desenvolvidas pelos historiadores José Bento Rosa da Silva e Moacir da Costa (in memorian). O documento também faz um levantamento minucioso das características e da historicidade da Festa de Nossa Senhora do Rosário como patrimônio cultural da comunidade negra.

Com o decreto, a festa passa a ser o primeiro patrimônio cultural imaterial reconhecido da cidade e será inscrita no Livro de Registro de Celebrações. Além disso, terá a garantia de ações para sua preservação, difusão e salvaguarda, conforme disposto no parecer elaborado pelo Conselho Municipal de Patrimônio.

“Recebi representantes do movimento social negro organizado em meu gabinete, dia 20 de novembro, e tomei conhecimento do parecer e resolução do Conselho Municipal de Patrimônio. Analisamos e foi feito este decreto que homologa a decisão que torna a Festa de Nossa Senhora do Rosário o primeiro patrimônio imaterial reconhecido na cidade”, pondera o prefeito Volnei Morastoni.