Itajaí intensifica força-tarefa para auxiliar a comunidade devido às chuvas intensas

Nas últimas 24 horas, a média do acumulado foi superior a 140 milímetros e risco é alto para deslizamentos
Data de inclusão: 28/11/2023 18:22

Devido às chuvas intensas das últimas horas e aumento dos níveis dos rios, principalmente o Ribeirão da Murta (Portal) e o Rio Itajaí-Mirim (curso antigo) nesta terça-feira (28), o Município de Itajaí intensificou a força-tarefa para auxiliar a comunidade. Nas últimas 24 horas, a média do acumulado de chuva na cidade foi superior a 140 milímetros.

Desde a manhã desta terça-feira (28), foram registradas 24 ocorrências relacionadas às chuvas na Defesa Civil. Os atendimentos ocorreram nos bairros Cabeçudas, Cidade Nova, Cordeiros, Espinheiros, Fazenda, Itaipava, Limoeiro, Praia Brava, São Roque e Colônia Japonesa. Entre os registros, a maioria é relacionada a deslizamentos de terra, mas também ocorreram alagamentos, resgate de pessoas e queda de árvore.

No início da tarde, a Defesa Civil e a Secretaria de Assistência Social ativaram um abrigo no Salão Paroquial da Igreja São Vicente de Paulo, no bairro São Vicente. O espaço atende 30 pessoas do loteamento Beija-Flor, no Portal 1, que tiveram que deixar suas casas em decorrência do extravasamento do ribeirão da Murta devido ao grande volume de chuva. Neste momento os níveis no local estão baixando.

Além da Defesa Civil, as secretarias de Obras, Agricultura e Expansão Urbana, Guarda Municipal, Codetran, Assistência Social, Promoção da Cidadania e Instituto Itajaí Sustentável seguem com os trabalhos de suporte à população por conta da enxurrada.

Estado de alerta para deslizamentos e alagamentos pontuais

A Defesa Civil de Itajaí mantém o alerta para deslizamentos e alagamentos pontuais nesta terça (28) e quarta-feira (29). O risco é alto devido ao grande volume de chuvas das últimas horas. O órgão de segurança e proteção monitora as condições climáticas e as áreas de encosta do município e auxilia a comunidade durante 24 horas, além de vistoriar pontos de possíveis alagamentos.

A Defesa Civil reitera a necessidade de acompanhar diariamente os avisos e boletins de tempo devido às constantes atualizações nos modelos de previsão. Com a chuva intensa, é aconselhado que a população fique atenta a qualquer movimento de terra ou rochas próximo às suas residências, bem como a inclinação de postes e árvores. Nestes casos, a família deve sair de sua residência e ligar para 199 ou 193.

Ao longo desta terça-feira (28) e da madrugada da quarta-feira (29), segue a condição de chuva intensa e volumosa. Isto se deve a atuação de um sistema de baixa pressão, combinado ao fluxo de calor e umidade proveniente da Amazônia e também aos ventos de direção leste/nordeste, que colaboram para o transporte da umidade do oceano para o continente. Os acumulados de precipitação no período podem somar valores médios entre 70 e 130 milímetros na região de Itajaí. No entanto, os acumulados podem ser pontualmente maiores.

Os boletins informativos podem ser acompanhados por meio do site http://defesacivil.itajai.sc.gov.br e também pelas mídias sociais da Defesa Civil e Prefeitura de Itajaí.