Prêmio Simeão homenageia cinco personalidades negras de Itajaí

Evento foi realizado no dia da Consciência Negra, 20 de novembro
Data de inclusão: 21/11/2023 18:21

Durante a Noite das Personalidades Negras de Itajaí, realizada pela Secretaria de Promoção da Cidadania e Conselho Municipal de Desenvolvimento da Comunidade Negra nesta segunda-feira (20), cinco pessoas do município receberam o Prêmio Simeão 2023. A iniciativa reconheceu o histórico relevante de cada homenageado em prol da comunidade negra de Itajaí, bem como em outros setores da sociedade, como educação, saúde, esportes e movimentos sociais.

“Este evento é mais do que apenas uma entrega de prêmios. É uma celebração do impacto positivo dessas personalidades no Município de Itajaí. Essas pessoas superaram barreiras e inspiram a todos nós a construir uma sociedade mais inclusiva, justa e igualitária”, enfatiza a secretária de promoção da cidadania, Hilda Deola.

O Prêmio Simeão ocorre desde 2012 no município e este ano foi reformulado para homenagear cinco cidadãos anualmente.

Conheça os homenageados:

> Hang Ferrero
Hang Ferrero é um dos poetas mais atuantes da cena literária de Santa Catarina e também ativista cultural de Itajaí. O escritor realiza saraus, espetáculos de poesia, vídeos-poemas, lança livros e visita escolas com seu trabalho.
O poeta também é Fundador da Academia Mirim de Letras da ALBSC Seccional Itajaí/SC e membro correspondente internacional da Academia de Letras do Brasil/Suíça desde 2018. Na literatura, suas obras de destaque são “Retintas, quando os pretos e as pretas tiram seus poemas das gavetas” e “Do que nos sobra da guerra e outros versos pretos”. Hang também é técnico em enfermagem e atua na Rede Municipal de Saúde.

> Silvana Maria Cardozo (in memoriam)
Silvana iniciou a carreira pública em 1988, como técnica em atividades administrativas na Coordenadoria Regional de Atendimento ao Cidadão de Cordeiros. A homenageada atuou em vários setores: Diretoria de Atenção à Saúde, Setor de Transporte, Secretaria de Assistência Social, CRAS e no antigo Pronto Atendimento São Vicente.
Faleceu em 11/07/2022 aos 52 anos, decorrente de um câncer. Silvana foi uma grande servidora do nosso município, dedicada e sempre prestativa ao longo de 33 anos de serviços, oferecendo sempre o melhor de si para a população de Itajaí.

> Salete Aparecida
Salete Aparecida dos Santos é formada em História e pós-graduada em Diversidade Étnico-racial. Além de ser professora da Rede Municipal de Ensino de Itajaí, Salete sempre esteve envolvida com assuntos da comunidade negra, atuando no Núcleo Afro Manoel Martins dos Passos desde sua fundação, em 1998.
Além disso, a homenageada é uma das mulheres organizadoras da Festa da Nossa Senhora do Rosário em Itajaí há anos. Ela se envolve com o evento desde a arrecadação de alimentos e doações, até a organização e realização das atividades no dia da festa.

> João de Deus Peixoto Brito
Mais conhecido como Joca Brito, João nasceu em Benguela, na Angola, em 1962, e se refugiou no Brasil em 1976. Contador aposentado, hoje ocupa as seguintes atividades: artesão, artista plástico e palestrante. Suas obras podem ser vistas em exposições e eventos da comunidade negra da região. Atualmente é presidente da Associação dos Naturais e Amigos de Angola em Itajaí (ANANG) e da Associação dos Angolanos de Santa Catarina (UASC).

> Ailton Tomaz Belizario
Durante a adolescência, Ailton iniciou o interesse pelo futebol do município e jogou nos Clubes Náuticos Barroso e Marcílio Dias. Depois, compôs o elenco de diferentes times de Santa Catarina e demais estados da federação, onde se destacou: Rio Branco (PR), Portuguesa Santista (SP), Joaçaba Esporte Clube (SC), Internacional de Lages (SC), Hercílio Luz (SC) e São Luis- ljuí (RS). Em 1986, encerrou sua carreira no futebol profissional. Em sua vida, Ailton sempre prezou pela defesa das pautas raciais e o combate ao racismo.

Prêmio Simeão homenageia cinco personalidades negras de Itajaí