Facebook
Twitter
Youtube
Flickr

Notícias

Projeto de cooperação entre Museu Histórico e Museu de Portugal é contemplado no Ibermuseus

Intercâmbio ocorrerá em maio de 2024, na cidade Ponta Delgada, na região açoriana
Data de inclusão: 10/11/2023 15:09

O projeto submetido pela museóloga Tayná Mariane Monteiro de Castro, do Museu Histórico de Itajaí, está entres os contemplados na 5ª edição das Bolsas Ibermuseus de Capacitação. A proposta objetiva estabelecer uma relação de cooperação entre o Museu Histórico e o Museu Carlos Machado, localizado na cidade de Ponta Delgada na região açoriana, em Portugal. O projeto ainda considerou a importância da presença e cultura luso-açoriana para a formação cultural da região da Foz do Rio Itajaí.

O Ibermuseus é um programa que busca promover a integração, consolidação, modernização, qualificação e desenvolvimento dos museus ibero-americanos, por meio da cooperação técnica internacional entre os 14 países participantes - Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Cuba, Equador, El Salvador, Espanha, México, Peru, Portugal, República Dominicana e Uruguai.

Esta edição do programa é destinada aos profissionais de museus dos 14 países membros. O objetivo é promover o intercâmbio profissional, a ampliação do conhecimento e o desenvolvimento de novas práticas por meio da mobilidade dos trabalhadores do campo museológico, de projetos que promovam a sustentabilidade a partir de uma ou mais das suas dimensões: social, cultural, ambiental e econômica.

As 20 propostas selecionadas fazem parte de um total de 39 submissões provenientes de museus públicos ou mistos dos países membros do Conselho Intergovernamental de Ibermuseus. Cada pessoa receberá 2.500 € (dois mil e quinhentos euros) para o desenvolvimento do seu projeto de intercâmbio profissional.

O intercâmbio será realizado em maio de 2024, onde será possível conhecer a instituição, os setores e espaços museológicos, analisar as atividades desenvolvidas, entender os métodos utilizados e como se distinguem ou se assemelham aos do Museu Histórico de Itajaí. Serão realizadas atividades de campo com os profissionais do Setor de Patrimônio Cultural Imaterial, na comunidade de pescadores “Rabo de Peixe”, no âmbito do projeto Fenais a Fenais, com intuito de buscar entender a realidade local açoriana em comparação com a de Itajaí.

Como contrapartida, após o retorno ao Museu Histórico de Itajaí, haverá uma oficina de educação patrimonial e sustentabilidade. A iniciativa buscará sensibilizar as novas gerações sobre a importância da preservação do patrimônio cultural e da biodiversidade, com diálogo com os pescadores artesanais que desempenham um importante papel na preservação da vida marinha, a partir de seus saberes e fazeres.

“Ter sido contemplada neste programa é importante para mim, para a Fundação Genésio Miranda Lins, para o Museu e para Itajaí. Terei a oportunidade de trocar experiências com profissionais de outras instituições, que trazem contextos e realidades úteis para o trabalho do Museu. Estou profundamente feliz e honrada, espero contribuir, aprender e que esta experiência seja muito enriquecedora”, afirma a museóloga Tayná Mariane Monteiro de Castro.

Imagens relacionadas

Projeto de cooperação entre Museu Histórico e Museu de Portugal é contemplado no Ibermuseus
Projeto de cooperação entre Museu Histórico e Museu de Portugal é contemplado no Ibermuseus
Facebook
Twitter
Youtube
Flickr
Todos os direitos reservados © 2024 - Município de Itajaí