Município de Itajaí reivindica recursos com o Governo Federal para projetos habitacionais

Reunião com representante do Ministério das Cidades foi realizada no gabinete do prefeito
Data de inclusão: 26/08/2023 11:55

Itajaí recebeu na manhã deste sábado (26) o secretário executivo do Ministério das Cidades, Hildo Rocha, para alinhar demandas da área habitacional. O município busca recursos para continuidade de projetos e programas. A reunião foi no gabinete do prefeito e contou ainda com a presença do Deputado Federal Carlos Alberto Chiodini.

"Itajaí é uma cidade em constante crescimento, por isso trabalhamos com o Planejamento Estratégico para 2040 quando teremos o dobro ou mais da população que temos atualmente. Esses alinhamentos com Governo Federal, através do secretário Hildo Rocha são de extrema importância para dar continuidade à esses projetos para a nossa população", ressalta o prefeito Volnei Morastoni.

O Município, por meio do Planejamento Estratégico do Município de Itajaí (PEMI), entregou ao secretário Hildo Rocha um documento que oficializa o pedido de recursos ao Governo Federal. Dentre as pautas apresentadas está o Parque Linear do bairro Cidade Nova.

Algumas etapas deste projeto já foram concluídas, como a macrodrenagem e parte do esgotamento sanitário. No entanto, é necessária a construção de 500 unidades habitacionais através do Programa Minha Casa Minha Vida, para liberar a área para construção do parque. Entretanto, é preciso que seja feita a liberação de recursos por parte do Governo Federal.

Também foi requerido ao Ministério das Cidades outras 500 unidades do Minha Casa Minha Vida, faixa 01, para atender as famílias que estão no aluguel social e em situação de vulnerabilidade.

Ainda no ofício, consta a proposta de projeto para o programa Pró-Moradia que visa a construção do conjunto habitacional Tibério Testoni, no Jardim Esperança, no bairro Cordeiros. Com a aprovação do documento encaminhado ao Ministério das Cidades, Itajaí terá 1400 novas moradias para atender demandas habitacionais que estão represadas. Além disso, foram entregues os projetos do Serviço Municipal de água, Saneamento e Infraestrutura (Semasa), para a construção de uma nova Estação de Tratamento de Água (ETA) no bairro São Roque e nova Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), no bairro Cidade Nova.

“Essa visita do secretário executivo do Ministério das Cidades, acompanhada pelo deputado Carlos Chiodini, é resultado de algumas reuniões realizadas no Ministério e demonstra o interesse do Governo Federal em aplicar recursos através de seus programas no Município de Itajaí”, pontua Alcides Volpato, Diretor Executivo do Planejamento Estratégico do Município de Itajaí.

Todas as propostas apresentadas estão no banco de projetos e controle de contratos do Data PEMI.