Facebook
Twitter
Youtube
Flickr

Notícias

Procon de Itajaí orienta consumidores sobre compras durante a Black Friday

Campanha de produtos e serviços com descontos atrativos acontece nesta sexta-feira (25) em todo o país
Data de inclusão: 22/11/2022 17:17

A Procuradoria de Defesa do Consumidor de Itajaí (Procon) orienta os consumidores sobre as compras feitas durante a Black Friday, campanha de promoções e produtos com descontos atrativos que ocorre em todo o país nesta sexta-feira (25). O órgão destaca que é fundamental pesquisar preços, prazos de entrega e de troca dos produtos, assim como as formas de pagamento. E alerta para possíveis fraudes e golpes em sites de procedência duvidosa.

Conforme o Procon, o consumidor deve analisar a real necessidade de aquisição do produto e não comprar por impulso para evitar o superendividamento, além de não comprometer o orçamento doméstico. A dica é fazer uma lista dos produtos realmente necessários.

O órgão de proteção também indica que o cidadão faça uma pesquisa para encontrar o melhor preço com desconto antes da compra. Outra orientação é desconfiar de promoções imperdíveis, com preços muito abaixo da média de mercado, para evitar cair em golpes.

Nas compras através de sites, o consumidor deve verificar antecipadamente a reputação da empresa através dos sites www.consumidor.gov.br e www.reclameaqui.com.br. Ainda é possível checar a lista de sites não recomendados pela Fundação Procon de São Paulo neste link. http://sistemas.procon.sp.gov.br/evitesite/list/evitesites.php

No comércio eletrônico, também é importante verificar se no canto esquerdo do endereço se encontra um cadeado para evitar sites maliciosos que tentam obter informações pessoais. Além disso, o consumidor deve conferir se no site da compra está presente o nome do fornecedor, CNPJ, telefone, endereço, e-mail de contato, descrição do produto, preço à vista, condições da oferta, prazo de entrega, frete e orientação para o caso de desistência no prazo de sete dias, bem como para troca do produto.

Confira mais dicas para aproveitar a Black Friday com segurança:

- Evite clicar em links de ofertas recebidos através de e-mail, whatsapp ou SMS.
- Guarde uma cópia do registro da compra on-line.
- Nas compras realizadas nas lojas físicas não existe o direito de arrependimento (7 dias), portanto, é importante avaliar a real necessidade da compra e analisar o produto.
- Nas lojas físicas a troca é obrigatória apenas se a empresa informar por escrito durante a negociação ou na oferta. Constatando vício do produto, o mesmo deve ser enviado para a assistência técnica para conserto, salvo se a oferta prever a troca imediata no estabelecimento durante determinado prazo.
- Em caso de reclamações, o consumidor deverá fazer contato com a empresa e guardar protocolos ou e-mails. Também é possível fazer a reclamação on-line, através da plataforma www.consumidor.gov.br.

Em caso de dúvidas ou denúncias, o consumidor pode contatar o Procon de Itajaí pelos telefones 151 ou (47) 3349-6147, além do e-mail procon@itajai.sc.gov.br. O órgão fica situado na avenida Joca Brandão, 655, bairro Centro. O atendimento ocorre de segunda a sexta, das 13h às 18h.

Facebook
Twitter
Youtube
Flickr
Todos os direitos reservados © 2022 - Município de Itajaí