Facebook
Twitter
Youtube
Flickr

Notícias

Campanha de vacinação contra gripe começa nesta segunda-feira (12)

Crianças menores de 6 anos, gestantes e mães no pós parto serão os primeiros imunizados
Data de inclusão: 09/04/2021 17:50

A Campanha de Vacinação contra Influenza começa nesta segunda-feira (12), a partir das 10h, em Itajaí. Crianças de 6 meses a menores de 6 anos, gestantes e puérperas são os primeiros grupos prioritários contemplados com a vacinação contra gripe. A imunização seguirá até 09 de julho nas 29 unidades básicas de saúde do município.

A estimativa é que 21.500 pessoas integrem os primeiros grupos contemplados na campanha – a meta é vacinar, pelo menos, 90% deste total (19.350 pessoas). Até o momento, o Município recebeu 7.660 doses da vacina, o que representa 28% do total necessário para primeira etapa de imunização.

Os trabalhadores de saúde, que também estão na primeira etapa, deverão aguardar a liberação da vacinação pelo Governo do Estado. “Nesta campanha os trabalhadores de saúde e idosos serão vacinados num segundo momento, pois eles estão sendo contemplados com a vacina da Covid-19. Pedimos que os idosos, principalmente, evitem ir às unidades de saúde neste momento e aguardem a liberação pelo Governo do Estado”, explica a diretora da Vigilância Epidemiológica, Paola Vieira.

Para se vacinar, os grupos contemplados na primeira etapa devem comparecer às salas de vacina com documento de identidade e caderneta de vacinação. Pessoas que foram vacinadas contra a Covid-19 devem respeitar um intervalo mínimo de 14 dias para tomar a dose contra a gripe.

O imunizante contra a gripe protege contra três subtipos do vírus: influenza A (H1N1); influenza A (H3N2) e influenza B. A vacina tem por objetivo reduzir os sintomas graves da doença, evitando assim a evolução para casos graves e possíveis óbitos. E, em meio à pandemia do coronavírus, a vacinação tem papel importante para evitar ainda mais hospitalizações. Neste ano, também não haverá uma data específica para a realização do Dia D, mobilização nacional para a vacinação.

Confira os grupos contemplados na 1ª etapa da campanha:

- Crianças de 6 meses a 5 anos 11 meses e 29 dias: 18.298 pessoas
- Gestantes (Qualquer idade gestacional): 2.750 pessoas
- Puérperas (até 45 dias após o parto): 452 pessoas 

Imagens relacionadas

Campanha de vacinação contra gripe começa nesta segunda-feira (12)
Facebook
Twitter
Youtube
Flickr
Todos os direitos reservados © 2024 - Município de Itajaí