Obras na avenida Marcos Konder iniciam na próxima semana

Nova via será mais moderna, com acessibilidade e maior número de árvores
Data de inclusão: 10/05/2024 14:55

As obras de revitalização da avenida Marcos Konder, no Centro de Itajaí, iniciam na próxima semana. O projeto, que integra o Binário Central e é composto também pela avenida Vereador Abrahão João Francisco (Contorno Sul), transformará a mobilidade urbana no centro da cidade. A nova via será mais moderna, com acessibilidade e maior número de árvores, totalizando 260 espécies.

As equipes vão iniciar o trabalho, com a montagem do canteiro de obras, pelas duas primeiras quadras da avenida, próximo ao laboratório da Unimed e do edifício Embraed. A data exata do início vai depender das condições climáticas. Para minimizar transtornos no trânsito durante as obras, será bloqueado apenas o lado esquerdo da via. Já na via da direita, o local onde atualmente é permitido estacionar será transformado em uma terceira faixa para o tráfego de veículos.

As interrupções no trânsito serão feitas de maneira parcial: as ruas Paulo Caramuru da Silva e Vereador João Angelino Lopes Júnior, onde atualmente os motoristas entram à esquerda pela avenida Marcos Konder, terão o acesso bloqueado. Como alternativa, a entrada estará liberada pela avenida Sete de Setembro e ambas as vias estarão com sentido duplo.

O Município de Itajaí orienta aos motoristas que fiquem atentos ao transitar pelo local devido às máquinas e profissionais que estarão atuando na via. A obra também segue os padrões de acessibilidade de acordo com as normas atuais.

Sobre as obras na avenida Marcos Konder

Após revitalizada, a avenida Marcos Konder contará com quatro faixas de rolamento, sendo uma exclusiva para ônibus. Haverá também, uma área para estacionamento de carros, motos e bicicletários nos novos passeios. Além disso, as árvores do canteiro central serão analisadas e transplantadas, de acordo com o andamento de cada etapa da obra. O Instituto Itajaí Sustentável acompanhará os trabalhos.

Com nove metros de largura, o lado esquerdo da via contemplará faixa de estacionamento para carros e motos, calçadas com bicicletários, mobiliários urbanos e espaços para convivência e contemplação. Já o lado direito da avenida terá aproximadamente 6 metros de largura e também receberá arborização, paisagismo e nova iluminação.

Atualmente, a avenida Marcos Konder conta com 129 árvores e, com a reurbanização, haverá um total de 260 espécies próprias para centros urbanos que, além de contribuir com o microclima, irão embelezar o centro da cidade formando um corredor verde.

O prazo para conclusão das obras é de 12 meses, e os investimentos somam mais de R$ 50 milhões, com recursos do financiamento internacional do Banco Fonplata.

Obras na avenida Marcos Konder iniciam na próxima semana