Município de Itajaí promove reunião preventiva devido à previsão de chuva intensa nos próximos dias

Além de avaliar o Plano de Contingência, o encontro realizado na tarde desta terça-feira (03) também serviu para reforçar orientações, tirar dúvidas e aprimorar os procedimentos
Data de inclusão: 03/10/2023 18:53

Com o objetivo de alinhar os procedimentos estratégicos para situações de emergência durante o período chuvoso, o Município de Itajaí promoveu reunião com as secretarias e instituições envolvidas no Plano de Contingência. O encontro aconteceu na tarde desta terça-feira (03), na sala de reuniões do gabinete do prefeito, em função da previsão de chuva intensa nos próximos dias. Além de avaliar o plano, a reunião também serviu para reforçar orientações, tirar dúvidas e aprimorar os procedimentos.

O Plano de Contingência é o conjunto de estratégias de preparação e resposta que orientam as ações do município em situações de risco relacionadas à chuva ou outros fenômenos naturais. A Defesa Civil de Itajaí monitora a previsão de temporais e chuva intensa a partir da madrugada desta quarta-feira (04). Também há risco alto para alagamentos, deslizamentos, temporais, enxurradas, destelhamentos, danos na rede elétrica, queda de galhos e árvores.

“Realizamos esta reunião preventiva para avaliarmos o Plano de Contingência, reforçarmos as orientações e alinharmos os procedimentos em caso de necessidade. Além da Defesa Civil, todas as secretarias pertinentes estão de plantão e de sobreaviso para o que for preciso”, ressalta o prefeito de Itajaí, Volnei Morastoni.

A Defesa Civil da cidade monitora as condições climáticas e as áreas de encosta do município e está de prontidão durante 24 horas para auxiliar à comunidade. É aconselhado que a população fique atenta a qualquer situação de emergência. Nestes casos, a família deve ligar 199 ou 193.

“A população deve se manter calma, pois a previsão aponta uma grande quantidade de chuva, mas nada fora da normalidade. A tendência é ocorrer alagamentos pontuais. Nossas equipes estão com várias frentes de trabalho monitorando essa situação junto à comunidade durante 24 horas e de prontidão com o Grupo de Respostas e Ações Coordenadas (GRAC)", ressalta o coordenador da Defesa Civil de Itajaí, Amadeu Medeiros.

Previsão do tempo

No decorrer desta quarta-feira (04), o risco de tempestades com vendavais e granizo diminui, mas a chuva se mantém persistente e volumosa, com a possibilidade de ultrapassar os 100 milímetros no Vale do Itajaí. O risco é alto para alagamentos pontuais, deslizamentos e enxurradas na região. Já na quinta-feira (05), as chuvas enfraquecem em todas as regiões, mas o tempo segue nublado.

Entre a sexta-feira (06) e o domingo (08), as instabilidades voltam a ganhar força na nossa região. Neste período, há risco para ocorrências associadas a alagamentos e deslizamentos. Por conta dos volumes elevados de chuva previstos combinados ao solo encharcado, também há risco para ocorrências de enxurradas e inundações graduais no Vale de Itajaí.

É importante ressaltar a recomendação para que a população acompanhe diariamente a previsão do tempo e os avisos e alertas emitidos por fontes oficiais.