Realizado o II Fórum Brasileiro de Musicoterapia e Autismo na Secretaria de Educação de Itajaí

Durante dois dias, profissionais puderam atualizar conhecimentos, práticas e investigações sobre o uso da música para atender autistas
Data de inclusão: 20/07/2017 15:53

Mais de 300 profissionais de Santa Catarina e de outros estados brasileiros, participaram do II Fórum Brasileiro de Musicoterapia e Autismo, realizado na terça (18) e quarta-feira (19). O evento aconteceu no auditório principal da Secretaria Municipal de Educação de Itajaí. O objetivo é a atualização de conhecimentos, práticas e investigações sobre o uso da música para atender crianças, jovens e adultos com o transtorno do espectro do autismo.

O evento foi organizado pelo programa de extensão da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), intitulado “Música para todos”, o qual oferece atendimentos de musicoterapia para crianças e familiares de pessoas com autismo. Aconteceram palestras de André Brandalise (RS), que realizou um workshop sobre filmagem clínica e terapêutica, Michele Senra (RJ), Simone Tibúrcio (MG), Cristina Castro (Portugal) e Gustavo Gattino (Dinamarca).

O fórum se destinou a musicoterapeutas, bem como para profissionais da saúde, educação e artes que lidam diretamente com esta população, e contou com o apoio da Secretaria Municipal de Educação, a APAE de Itajaí, e curso de Especialização em Musicoterapia da Faculdade.

Para Ronan Adinael Pinheiro, supervisor de Educação Especial, da Secretaria Municipal de Educação, o fórum serviu para qualificar as ações dos professores. “Este evento fará uma grande diferença nas práticas pedagógicas dos nossos professores. Possibilitará as qualificações das ações com os alunos com autismo. Foi uma grande parceria, que só agrega a Educação de Itajaí”.

___________________________

Secretaria Municipal de Educação

Paulo Camisotti

Realizado o II Fórum Brasileiro de Musicoterapia e Autismo na Secretaria de  Educação de Itajaí