Unidades de Itajaí estão preparadas para receber os 42 mil estudantes na volta às aulas

Espaços receberam manutenção preventiva, reparos e limpeza geral
Data de inclusão: 07/02/2023 16:06

Os 42 mil estudantes da Rede Municipal de Ensino retornam às unidades escolares a partir da próxima quinta-feira (09). Durante as férias, o Departamento de Infraestrutura da Secretaria de Educação de Itajaí aproveitou para realizar reparos, manutenção preventiva e limpeza geral das 117 unidades de ensino do Município. As melhorias garantirão um bom retorno aos alunos e condições adequadas para os profissionais.

Alguns espaços também receberam obras maiores, como, por exemplo, o Centro de Educação Infantil (CEI) Omar Luis Macagnan, do bairro Cidade Nova, que precisou de reparo em uma caixa d’água e novo forro. No mesmo bairro, o CEI Ermelinda Potter recebeu a substituição de pisos nas salas de aula. Já no CEI Rosemary Klock, do Dom Bosco, foi realizada a troca de telhado.

“Nossas equipes estão, ao longo de todo o ano, realizando reparos e serviços como o de jardinagem e roçagem. Quando surgem problemas na infraestrutura, seguimos um cronograma, a fim de sempre manter em ordem os ambientes escolares para todos os nossos estudantes e profissionais da educação. Nestas últimas semanas, todo o trabalho foi intensificado para garantir que esteja tudo 100% para o dia 09 de fevereiro”, destacou o diretor de infraestrutura, Anderson Rodrigues.

Outro espaço que passou por reforma geral, com nova pintura de toda edificação, foi a Biblioteca Pública, Municipal e Escolar Norberto Cândido Silveira Júnior. Os investimentos foram de quase R$ 900 mil. Pequenas intervenções ainda precisam ser realizadas no prédio para que a obra seja totalmente finalizada. Os atendimentos seguem normalmente, de segunda a sexta-feira, das 8h às 19h, sem fechar para o almoço e, aos sábados, das 8h às 12h.

Novas obras em 2023

Para 2023, a principal ação da Educação é a construção de uma Escola em Tempo Integral no bairro Santa Regina, cujo projeto deverá ser finalizado neste ano. Além disso, estão previstas a ampliação de salas e a reforma da Escola Básica Thereza Bezerra de Athayde, do bairro Espinheiros, bem como a reforma completa da Escola Básica Gaspar da Costa Moraes, na Fazenda.

“A educação municipal prima muito pela qualidade no ensino, mas também se preocupa com a infraestrutura das unidades para proporcionar um ambiente de qualidade a todos os estudantes da nossa Rede. Por isso, o Município está investindo mais de R$ 16 milhões em reformas e ampliações somente neste ano”, ressalta a secretária de Educação de Itajaí, Elisete Furtado Cardoso.

Materiais e uniformes escolares

Os materiais escolares entregues, anualmente aos estudantes da Rede Municipal de Ensino, já estão sendo distribuídos às unidades. Na Escola Básica Aníbal César, a maior da rede, os 1.556 estudantes receberão os materiais no primeiro dia de aula. A direção da unidade organizou os kits para cada fase escolar. Somente em materiais escolares para os alunos, o Município investiu quase R$ 3,5 milhões.

Já os uniformes escolares estão em fase de licitação e, a exemplo dos outros anos, devem começar a ser distribuídos aos alunos, a partir de março. A entrega é organizada por polos e vai iniciar pelos bairros Itaipava, Limoeiro e Campeche. Quando a Secretaria de Educação finalizar a entrega dos uniformes de verão, começa a distribuição dos uniformes de inverno. Cada unidade de ensino também será a responsável pela entrega dos itens aos estudantes.