Município de Itajaí entrega à comunidade nova Praça Nossa Senhora das Graças

Inauguração foi realizada na manhã deste sábado (04) com participação dos moradores
Data de inclusão: 04/02/2023 15:01

O Município de Itajaí, através das Secretarias de Desenvolvimento Urbano e Habitação e Obras, realizou neste sábado (04) a inauguração da Praça Nossa Senhora das Graças. O novo espaço público fica localizado às margens da avenida Vereador Abrahão João Francisco (Contorno Sul), entre as ruas Pedro José João e Luís Panca, na entrada da comunidade.

A cerimônia contou com apresentação de música, dança e capoeira e atividades recreativas para as crianças do bairro, no período da manhã. Além disso, foi realizada uma Blitz Educativa em parceria com a empresa Ambiental para orientar sobre a reciclagem dos resíduos. Ao longo da tarde, a Fundação Municipal de Esportes e Lazer (FMEL) deu continuidade à programação com atividades esportivas para os moradores.

"O sentimento é de dever cumprido, porque entre todas as políticas públicas que temos em nosso Município, é muito importante a instalação espaços saudáveis de lazer para população. Aqui é uma das portas de entrada da nossa cidade e tínhamos um ponto crítico relacionado ao descarte e limpeza dos resíduos. Agora, com o Ecoponto, a população poderá fazer os descartes corretamente. E, acima de tudo, esse espaço multiuso vem para humanizar a nossa cidade, é um marco histórico para Itajaí”, ressaltou o prefeito Volnei Morastoni, na inauguração.

Espaço de lazer e convivência

O espaço público conta com área total de 2.237,00 m² e é composto por um Centro Comunitário, Parque Infantil, Quadra de Esportes, Academia ao ar Livre e Biblioteca Comunitária. A reurbanização do local foi aprovada pela comunidade, que já começou a aproveitar a nova estrutura de convivência.

A presidente da Associação de Moradores do bairro Nossa Senhora das Graças, Fernanda Lopes, destacou a importância da praça para toda comunidade. "Essa praça está linda, é um sonho realizado e hoje ver o sorriso dessas crianças que estão ajudando a gente cuidar da praça, não tem preço. Aqui moram pessoas que vão zelar por todo esse espaço", pontuou Fernanda.

"Eu gostei da praça, porque tem vários brinquedos e também uma biblioteca e a gente pode ler vários livros e fazer várias coisas. Antes era sempre um monte de lixo jogado e agora a gente tem um Ecoponto, estou muito feliz", completou Sofia Gomes, moradora do bairro de nove anos.

Além da nova infraestrutura do local, foram realizadas obras de drenagem, calçamento, colocação de iluminação pública, requalificação das escadarias, rampas de acesso, áreas verdes e espaços de convivência para toda população. Para completar as benfeitorias e solucionar o antigo problema de limpeza, conservação e descarte correto dos resíduos no bairro, foi instalado na praça um Ecoponto e contentores subterrâneos de lixo.

"Entregamos mais uma importante obra para comunidade Nossa Senhora das Graças, mas além da Praça nós realizamos importantes obras ao redor de drenagem nas ruas Luís Panca e São Benedito e, estamos fazendo uma readequação da macrodrenagem da rua Vilson Cordeiro. Mais do que reurbanizar e revitalizar os espaços, trabalhamos para proporcionar mais qualidade de vida a nossa população", ressaltou o secretário municipal de Obras, Márcio José Gonçalves, o Dedé.

Em parceria com o Instituto Itajaí Sustentável (INIS), também foi realizado o plantio de mudas nativas antes e durante a cerimônia de entrega. Entre Ipê Amarelo, Cereja do Rio Grande, Caliandra Vermelha, Quaresmeira e Araçá Amarelo, a nova Praça recebeu 28 árvores que futuramente proporcionarão sombra para toda população.

Trabalho Técnico Social

Com apoio do Município de Itajaí, a empresa contratada para execução da obra também realizou um trabalho técnico social com os moradores da comunidade Nossa Senhora das Graças. A equipe, composta por assistentes sociais e psicólogas, promoveu ao longo de 12 meses reuniões e dinâmicas com a população e abordou temas como educação ambiental, garantia de direitos e processo histórico do local.

“Este espaço público estimula a convivência e aproximação das pessoas e, quanto mais próximas, mais produtivas elas ficam. É de extrema importância o fomento à economia e, dessa maneira, novas frentes de trabalho serão criadas na comunidade”, afirmou o secretário municipal de Desenvolvimento Urbano e Habitação, Rodrigo Lamim.

Ainda está previsto para este mês um conjunto de ações sociais que serão desenvolvidas pelo Município, através da equipe técnica social, a fim de qualificar o espaço do Centro Comunitário. Serão realizadas palestras, atividades esportivas, doação de livros para biblioteca comunitária, oficinas, entre outras ações. A Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Itajaí também irá fomentar a economia solidária do local através de feiras de artesanato, e a Fundação Cultural irá atuar com os projetos Memória e Arte nos Bairros.

Entre investimentos, custos da obra e desapropriações, foram aplicados nessa construção cerca de R$ 3,4 milhões com recursos do financiamento internacional com o Banco Fonplata.

Município de Itajaí entrega à comunidade nova Praça Nossa Senhora das Graças