Facebook
Twitter
Youtube
Flickr

Notícias

Hospital Marieta Konder realiza mutirão de cirurgias oncológicas

Instituição também apresentou levantamento sobre sua capacidade de realização dos procedimentos dentro do prazo previsto em lei para agilizar as filas
Data de inclusão: 20/01/2023 17:11

O Hospital Marieta Konder Bornhausen deu início a um mutirão de cirurgias ontológicas e já realizou 16 procedimentos na primeira semana. A medida atende uma reivindicação da região e da Secretaria de Saúde de Itajaí para agilizar a fila de espera destes procedimentos. A expectativa é de que o hospital realize 60 cirurgias oncológicas de mastologia por mês.

A diretoria do hospital também apresentou na terça-feira (17) ao Governo do Estado o levantamento de sua capacidade instalada para realização de cirurgias, por área de procedimento oncológico, dos pacientes que aguardam na fila. Também foi apresentada uma proposta de atendimento das demandas dentro prazo estabelecido em lei (60 dias).

Segundo o relatório, o hospital Marieta possui capacidade para absorver todas as cirurgias oncológicas solicitadas para pacientes da Foz do Rio Itajaí. Entre as cirurgias pendentes, a instituição consegue atender, no prazo de 60 dias, as especialidades de urologia, ginecologia (útero) e mastologia (mama).

Já as especialidades de cabeça, pescoço e oncologia geral, que possuem maior demanda, seriam atendidas dentro de quatro meses pela instituição. No entanto, ficou acertado no encontro com o Estado que a direção do hospital irá conversar com os especialistas dessas áreas para avaliar a organização de uma força-tarefa com o propósito de diminuir esse tempo.

“Se analisarem a inviabilidade da ação, os pacientes serão referenciados para o Cepon, em Florianópolis, para realizarem as cirurgias o mais rápido possível, desta forma, as chances de cura serão maiores. Nossa prioridade são os pacientes com câncer”, informou a secretária de Estado da Saúde, Carmen Zanotto.

O levantamento apresentado foi solicitado em reunião entre o Estado, o Município de Itajaí e a instituição, realizada no dia 9 de janeiro para discutir a situação das filas para cirurgia oncológica na cidade. Atualmente, estão pactuadas, por meio da Política Hospitalar Catarinense (PHC), 100 cirurgias mensais com o Hospital Marieta para toda região da Amfri. 

Imagens relacionadas

Hospital Marieta Konder realiza mutirão de cirurgias oncológicas
Facebook
Twitter
Youtube
Flickr
Todos os direitos reservados © 2024 - Município de Itajaí