Município de Itajaí apresenta trabalho em Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva

Evento aconteceu nesta semana em Salvador (BA)
Data de inclusão: 25/11/2022 17:00

O Município de Itajaí foi contemplado para apresentar um trabalho no 13º Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva, em Salvador (BA). O evento, promovido pela Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco), ocorreu de 20 a 24 de novembro e reuniu em torno de 6,8 mil participantes. O projeto apresentado no evento foi sobre a Semana de Combate à LGTBTfobia, realizada em maio deste ano na cidade.

A 13º edição do congresso teve como tema “Democracia é Saúde: Diversidade, Equidade e Justiça Social”. O trabalho de Itajaí foi apresentado por Thamara Garcia Del Mir, psicóloga da Vigilância Epidemiológica de Itajaí e coordenadora da Rede de Atenção Integral às Pessoas em Situação de Violência. A diretora da Vigilância Epidemiológica de Itajaí, Paola Vieira, também participou do evento representando o município.

A Semana Municipal de Combate à LGBTfobia aconteceu entre os dias 16 e 20 de maio deste ano e contou com apresentações artísticas, palestras de sensibilização e lançamento de uma cartilha. Houve também uma ação na Praça Arno Bauer no dia 17 de maio, considerado o Dia Internacional de Enfrentamento à Violência contra a População LGBTQIA+.

A campanha foi realizada pela Rede de Atenção Integral às Pessoas em Situação de Violência, Secretaria Municipal de Saúde e Secretaria Municipal de Promoção da Cidadania. Os eventos também tiveram a parceria da Fundação Cultural, Secretaria Municipal de Educação, Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), Coletivo Mães Pela Diversidade, Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI), Coletiva Epicena, Ordem dos Advogados do Brasil - Subseção de Itajaí e Centro dos Direitos Humanos de Itajaí (CDHI).