Município de Itajaí inicia pavimentação asfáltica em trecho da Via Expressa Portuária

Conclusão da primeira etapa da obra vai retirar os caminhões que seguem para o Porto da rua Reinaldo Schmithausen
Data de inclusão: 27/09/2022 16:24

O Município de Itajaí iniciou nesta terça-feira (27) a pavimentação asfáltica de uma das obras mais aguardadas pela comunidade, a Via Expressa Portuária. O trecho de aproximadamente 900 metros, entre a rua Adão Wandal e a avenida Agostinho Alves Ramos, no bairro Cordeiros, foi assumido pela Administração Municipal para conclusão da primeira etapa da via.

Além da pavimentação asfáltica, o trecho recebe drenagem, sinalização, iluminação urbana, construção de calçadas, ciclovias e paisagismo, entre outras obras complementares. A expectativa é que a obra seja finalizada em até três semanas.

“Uma das grandes dificuldades neste trecho era a desapropriação de aproximadamente 40 imóveis frutos de invasão que estavam no traçado da via. O Município fez essa parceria e auxiliou com recursos na remoção das famílias para conclusão da primeira etapa, da marginal da BR-101 até a Reinaldo Schimithausen”, explica o secretário de Desenvolvimento Urbano e Habitação, Rodrigo Lamim.

A conclusão desta etapa da Via Expressa Portuária permitirá a implantação de alterações para retirada dos caminhões que seguem para o Porto de Itajaí da rua Doutor Reinaldo Schmithausen. O objetivo é trazer mais segurança e fluidez ao trânsito da região, além de ser uma ligação do Porto com a BR-101. O investimento do Município na obra de infraestrutura foi de cerca de R$ 4 milhões.

A nova rota dos caminhões até o Porto de Itajaí passará pela Via Expressa Portuária, seguirá pela rua Adão Wandal até chegar à rotatória que conecta as ruas Reinaldo Schmithausen e Aleixo Maba. Os caminhões atravessarão a ponte e seguirão pela rua Alfredo Eicke até chegarem na avenida Irineu Bornhausen, a Caninana, e de lá seguem para o Porto.

“Diante da demora do Governo Federal em alocar recursos para a conclusão da obra, decidimos executar por conta própria esta etapa e colocar um fim na longa espera dos itajaienses. Esta é uma grande conquista para nossa cidade, que ganhará em mobilidade urbana e qualidade de vida ao diminuir o tempo de deslocamento e os acidentes na via. O Porto também será beneficiado com maior agilidade no deslocamento das cargas”, avalia o prefeito Volnei Morastoni.

Continuidade das melhorias

O Município propôs ao Governo Federal, que é o responsável pela obra, um projeto de menor custo, mas com a mesma eficiência, para dar continuidade às melhorias na mobilidade urbana da região. O objetivo deste próximo passo é retirar os caminhões da avenida Irineu Bornhausen (Caninana) e fazer a interligação com a Rua do Porto.

A Administração aguarda a aprovação desse projeto alternativo pelo Governo Federal para iniciar as desapropriações. Caso seja necessário, o Município também irá assumir a execução das obras para garantir uma nova fase ao trânsito de Itajaí.