Município de Itajaí divulga programação da Semana da Água 2022

Evento discute mudanças climáticas e segurança hídrica
Data de inclusão: 15/09/2022 17:27

De 19 a 25 de setembro, a Semana da Água - Itajaí Mares Limpos chega à edição de 2022 com o tema “Segurança hídrica e mudanças climáticas: O que você precisa saber?”. Neste ano, estão previstas ações diárias e em diversos pontos da cidade, com programação para toda a família.

A abertura oficial da Semana da Água acontece na segunda-feira (19), às 14h, no Auditório da Superintendência do Porto de Itajaí, com o Painel “Campanha Itajaí de Mares Limpos: Compromisso e boas práticas”. A programação prossegue com visitas guiadas, mutirão de limpeza, palestras em formato presencial e on-line, plantio comunitário, podcast, intervenções artísticas, oficina de sabão e o projeto de educação ambiental Educa Água, realizado pela Secretaria Municipal de Educação e pela Associação Náutica de Itajaí (ANI).

O evento é organizado pelo Município de Itajaí, por meio da Comissão Intersetorial de Combate ao Lixo do Mar, representada pelo Semasa, Porto de Itajaí, Instituto Itajaí Sustentável (INIS), Secretarias Municipais de Educação e Saúde.

A programação é realizada em parceria com Comitê Itajaí do Movimento Nacional ODS Santa Catarina, Univali, Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Rio Itajaí (Comitê do Itajaí), Associação Náutica de Itajaí, Gomes da Costa, Grupo de Trabalho de Educação Ambiental da Região Hidrográfica do Vale do Itajaí (GTEA RH07) e Ambiental, por meio do programa Recicla Itajaí.

A Semana da Água foi instituída por lei em 1999, como uma campanha educativa e de cidadania. A ação faz parte das iniciativas do Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Rio Itajaí, que promove atividades para a proteção da água e gestão dos recursos hídricos nos 50 municípios da Bacia do Itajaí. O evento também integra o Plano Municipal de Combate ao Lixo no Mar e envolve órgãos da administração pública e parceiros que promovem atividades de proteção dos recursos hídricos locais.

Confira a programação completa:

Em caso de chuva, os eventos ao ar livre serão transferidos.

19 DE SETEMBRO (SEGUNDA-FEIRA)
● ABERTURA: 14h - Auditório da Superintendência do Porto de Itajaí
Apresentação CI Combate ao Lixo no Mar - Victor Silvestre (Semasa)
Painel Campanha Itajaí de Mares Limpos: Compromisso e boas práticas
Painelistas:
- Plano de Gestão de Resíduos Sólidos nas Unidades Escolares - Claudiomir Pedroni, Adriana Bandeira e Mauana Radavelli (INIS/Seduc/Recicla Itajaí)
- Consumo e descarte consciente nas Unidades de Saúde - Luis Fernando Sanni (Secretaria da Saúde)
- Juntos Pelo Rio Itajaí - Médelin Pitrez dos Santos (Porto de Itajaí)
● Escola No Porto: Visita Guiada ao Porto de Itajaí (Agendamento: meioambiente@portoitajai.com.br)

20 DE SETEMBRO (TERÇA-FEIRA)
● Palestra PreservAÇÃO da Água na Univali com Alunos dos 2º Anos do CAU - SEMASA
● Talk na Univali com signatários do Comitê Itajaí do Movimento ODS SC - “Agricultura Orgânica e Sustentabilidade”, com Alessandro da Silva Campos – Produtor Rural Granja Campos

21 DE SETEMBRO (QUARTA-FEIRA)
● 9h: Plantio de árvores na praça em frente ao CEI João Sandri - INIS
● Intervenções comunitárias de Educação Patrimonial Ambiental com o artista e Educador Ambiental Alexandre Huber - Semasa
● 19h: Palestra on-line: “Educação Ambiental e Mudanças Climáticas”, com a Profª Dra. Rachel Trajber. VII Diálogo do Grupo de Trabalho de Educação Ambiental da Região Hidrográfica 07 - GTEA RH7

22 DE SETEMBRO (QUINTA-FEIRA)
● 14h às 16h: Oficina de Sabão - Projeto de extensão da Univali “Reduzir e reciclar”, na Superintendência do Porto de Itajaí.
● 19h: Palestra on-line: “Segurança Hídrica e Mudanças Climáticas”, com o Prof. Carlos Tucci.

23 DE SETEMBRO (SEXTA-FEIRA)
● Podcast Cidade Saneada: Universalização do Saneamento com Luana Siewert Pretto, CEO do Instituto Trata Brasil, e Douglas Beber Diretor Geral da Emasa. No canal do Youtube do Semasa.

24 DE SETEMBRO (SÁBADO)
● 8h30: Mutirão Itajaí de Mares Limpos: Limpeza de praia - Ponto de encontro: Praia da Atalaia em frente aos Molhes

25 DE SETEMBRO (DOMINGO)
● 9h às 18h - Educa Água - Secretaria de Educação e ANI (Agendamento