AVISO DE PAUTA: Entrega dos portfólios da Escola da Inteligência 2021

Evento será nesta sexta-feira (03), às 14h, no Hotel Sandri
Data de inclusão: 02/12/2021 14:51

A Secretaria de Educação de Itajaí realiza, na tarde desta sexta-feira (03), a entrega dos portfólios com os resultados obtidos pelo programa Escola da Inteligência ao longo de 2021. O evento será no Hotel Sandri, que fica no bairro Fazenda, a partir das 14h.

A entrega dos portfólios, realizada anualmente, é uma forma de apresentar um balanço dos trabalhos desenvolvidos pela Escola da Inteligência ao longo de um ano. Em 2020, quase 90% dos estudantes da Rede Municipal de Ensino declararam estar muito satisfeitos com o programa; 94,3% dos professores aprovaram a aplicação da iniciativa para o desenvolvimento da gestão emocional dos alunos; 98,1% das equipes gestoras avaliaram que a Escola da Inteligência contribuiu para a manutenção do vínculo entre os alunos e as escolas, apesar da pandemia; e 99% das famílias avaliaram como importante o ensinamento das habilidades socioemocionais no contexto educacional.

“Ao aplicarem as lições que trabalham com as questões emocionais, os professores aplicadores do programa acabam detectando várias situações, como problemas de relacionamento entre crianças e familiares, baixa autoestima, desmotivação e até casos de abusos sexuais ou psicológicos. No ano passado, quando começamos a vivenciar esse período de pandemia, o programa demonstrou ainda mais a sua eficácia, pois foi um grande elo de ligação entre as escolas e as famílias”, declara a coordenadora do programa Escola da Inteligência em Itajaí, Kátia Teixeira.

Sobre o programa

A Escola da Inteligência foi implantada em Itajaí em março de 2017. Gradativamente, o programa foi ampliado e hoje todas as unidades da Rede Municipal de Ensino estão contempladas. Cerca de 35 mil alunos do Município (67 Centros de Educação Infantil e 41 escolas) são beneficiados com a iniciativa, que trabalha questões e habilidades socioemocionais, cuja metodologia é do psiquiatra e escritor Augusto Cury.

A implantação deste programa nas unidades de ensino traz importantes benefícios para toda a comunidade escolar. Dentre eles, destacam-se a diminuição de casos de violência nas escolas, diminuição do número de licenças médicas dos professores e a redução do número de casos de bullying no contexto escolar e familiar.

AVISO DE PAUTA: Entrega dos portfólios da Escola da Inteligência 2021