Projeto cultural distribuirá 18 mil zines literários em Itajaí

Aprovado na Lei de Incentivo à Cultura, material trará trechos de obras disponíveis na Biblioteca Municipal para incentivar a leitura
Data de inclusão: 15/10/2021 15:28

Até dezembro deste ano, cerca de 30 diferentes pontos de Itajaí receberão três mil zines no intuito de incentivar a população para o hábito da leitura. Os chamados fanzines são publicações semelhantes a um jornal de uma só folha, com colagem de textos e imagens, que apresentam fragmentos de textos de livros que estão disponíveis para a retirada na Biblioteca Pública Municipal e Escolar Norberto Cândido Silveira Júnior. A ação integra o projeto cultural Bula de Livros, da proponente Gika Voigt, com patrocínio da Lei de Incentivo à Cultura de Itajaí. A distribuição será gratuita e trará, a cada duas semanas, uma nova edição. Serão seis edições diferentes, colecionáveis, do zine Bula de Livros.

Os zines terão trechos de livros de vários estilos literários organizados em forma de bula. O objetivo é apresentar os zines com “doses homeopáticas” do que pode ser encontrado na Biblioteca Municipal.

“A população terá acesso a fragmentos de textos de diferentes escritores e escritoras, textos mais conhecidos, outros nem tanto, textos contemporâneos e clássicos. Nossa intenção é apresentar a diversidade de gêneros literários, temas, nomes da literatura, para assim, atingir a todas as camadas de público e despertar o interesse da população de ir até a Biblioteca Pública, retirar o livro e fazer a leitura completa da obra”, ressalta a proponente e produtora do projeto, Gika Voigt. "Ao encontrar a Bula de Livros ou ao retirar o livro na Biblioteca, o público poderá interagir com o projeto pelas redes sociais, fazendo postagens e marcando nas redes sociais, fortalecendo, assim, a comunidade de leitores e leitoras de Itajaí", complementa.

O projeto foi idealizado com o objetivo de incentivar o gosto pela leitura, tendo em vista que a população brasileira lê pouco. Esse hábito é um portal para o desenvolvimento de diversas áreas da vida humana. Desde a ampliação da linguagem, do vocabulário até as construções cognitivas, como a capacidade de interpretação e de imaginação.

A leitura também contribui com a formação estética e emocional, possibilitando estados de fruição, de empatia, de autoconhecimento e de compreensão de outras realidades. No entanto, esse hábito, conforme o índice de leitura no Brasil, ainda é tímido entre os brasileiros.

_______
Mais informações: