Pré-lançamento de evento literário terá ações on-line durante a semana

Projeto foi contemplado na Lei de Incentivo à Cultura de Itajaí
Data de inclusão: 22/07/2021 15:50

A Ativa Rede promove o pré-lançamento do projeto Sopros Literários, em formato on-line, com ações gratuitas para o público adulto durante essa semana. A mesa virtual “Olhar A Leitura - A Dislexia na Literatura Para a Infância”, com as pesquisadoras Paula Gotelip, Caroline Carvalho, Vera Bauer, e mediação de Deda Silveira, será nesta quinta-feira (22), às 19h30, transmitida pelo canal do YouTube.

O projeto Sopros Literários realizado pela Ativa Rede é aprovado e viabilizado por intermédio do Ministério do Turismo e Secretaria Especial da Cultura; da Prefeitura Municipal e Fundação Cultural de Itajaí por intermédio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura.

Os encontros formativos “Literatura - Processos De Leitura, Crítica e Mediação”, que integram a ação, com a professora, pesquisadora e escritora, Sueli de Souza Cagneti, ocorrerão na sexta-feira (23), às 19h e no sábado (24), às 9h e às 13h, via Google Meet com inscrições pelo link.

Os encontros de pré-lançamento têm por objetivo, segundo Andréa Rosa, uma das coordenadoras do evento, discutir e refletir acerca da escola do passado e do presente, levantando hipóteses para um momento futuro. Para tanto, a discussão se pautará em obras literárias para refletir sobre leitura, mediação, literatura em contraponto e como ampliar a visão sobre a leitura. “O projeto em sua completude trará atividades de incentivo, difusão e democratização do acesso à leitura, ao livro e à literatura, por meio de ações integradas como circulação de obras literárias em formato multimídia, mediação literária, contações de histórias, encontros entre autores e o público leitor, e oficinas”, ressalta Andréa.

Entre os dias 9 e 20 de agosto acontece o evento geral do Sopros Literários. Estão previstas atividades como contações de histórias, encontros entre autores e o público leitor, com prioridade ao público infantil e infanto-juvenil (05 a 13 anos), ações e conteúdos acessíveis para crianças cegas ou com baixa visão, surdas ou ensurdecidas. O acesso à programação é gratuito e aberto ao público e já está disponível pelo site.
_______________
Informações adicionais: