Facebook
Twitter
Youtube
Flickr

Notícias

Inscrições abertas para Festival Nacional de Teatro e Seminário de Práticas Pedagógicas

Atividades realizam-se por meio da Lei de Incentivo à Cultura de Itajaí
Data de inclusão: 21/06/2021 14:44

As inscrições para participar do 1º Festival Nacional Nova Cena – Teatro feito por estudantes – e do 1º Seminário “Práticas Pedagógicas em Teatro: Por onde andamos?” estão abertas até 30 de junho. Grupos de todo país formados por estudantes de teatro de espaços não formais podem se inscrever nos eventos on-line preenchendo o formulário que está disponível no site festivalnovacena.com.br e conferindo o edital com todos os detalhes. As atividades são promovidas pelo Grupo de Teatro Porto Cênico com o patrocínio da Lei de Incentivo à Cultura de Itajaí.

As ações, que ocorrerão de 15 a 18 de setembro deste ano, objetivam valorizar as práticas teatrais realizadas por jovens que participam de grupos, frequentam cursos e ou escolas de teatro em espaços não formais. Como, por exemplo, instituições mantidas por grupos de teatro, casas de cultura, teatros ou fundações culturais, além de estudantes de teatro em iniciativas que promovam a participação de pessoas com deficiência, grupos de estudos em teatro coordenados por artistas, entre outros. Os eventos terão transmissão on-line no canal do Grupo de Teatro Porto Cênico: youtube.com/portocenico.

A curadoria irá selecionar cinco vídeos de espetáculos com diferentes modalidades e gêneros para participar do 1° Festival Nacional de Teatro Nova Cena. As peças poderão ser inéditas ou já estreadas. Não poderão integrar o elenco do espetáculo inscrito atrizes e atores profissionais. A divulgação dos selecionados para compor a programação do festival será em 30 de julho no site portocenico.com.br. Cada vídeo selecionado receberá o valor de R$ 2 mil pela participação.

Já o 1º Seminário “Pedagogia do Teatro: Por onde andamos?” acontecerá nos dias 16 e 17 de setembro, contando com a participação de diretoras, diretores, professoras e professores dos espetáculos selecionados para o festival. A proposta é refletir sobre as peças selecionadas, as práticas pedagógicas adotadas pelos grupos de estudantes e promover a troca de experiências. A orientadora e/ou orientador do espetáculo selecionado para o festival está automaticamente dentro da programação do seminário.

Os eventos on-line são promovidos pelo Grupo de Teatro Porto Cênico, por meio da Lei de Incentivo à Cultura de Itajaí, da Fundação Cultural e Prefeitura de Itajaí.

_______________
Informações adicionais:
festivalnovacena@gmail.com
(47) 9 9914-7396 - Karoline Gonçalves

Imagens relacionadas

Inscrições abertas para Festival Nacional de Teatro e Seminário de Práticas Pedagógicas
Inscrições abertas para Festival Nacional de Teatro e Seminário de Práticas Pedagógicas
Inscrições abertas para Festival Nacional de Teatro e Seminário de Práticas Pedagógicas
Facebook
Twitter
Youtube
Flickr
Todos os direitos reservados © 2024 - Município de Itajaí