Facebook
Twitter
Youtube
Flickr

Notícias

Mutirão de exames no Centreventos diagnosticou 97 pessoas com coronavírus

Ação realizada na semana passada testou 609 moradores da cidade
Data de inclusão: 03/06/2020 18:38

O mutirão de exames de coronavírus, realizado na semana passada no Centreventos de Itajaí, diagnosticou 97 pessoas infectadas pela COVID-19 – o dado representa quase 16% do total de pessoas testadas. Nos três dias de testagem foram realizados 609 exames do tipo PCR na população em geral. Os resultados já estão sendo informados aos moradores pela Vigilância Epidemiológica do município.

> Leia mais notícias sobre coronavírus

A amostragem apontou que entre os 97 casos positivos de coronavírus, 54 pessoas estavam assintomáticas (55,6%) e 43 apresentaram algum tipo de sintoma (44,3%). O dado ainda acende um alerta sobre a eficiência do isolamento social para reduzir o contágio. Conforme pesquisas da Organização Mundial da Saúde (OMS), as pessoas assintomáticas foram responsáveis por 40% a 60% das transmissões na China, por exemplo.

“A testagem mostrou que mais da metade das pessoas que tiveram resultado positivo são assintomáticas. Isso reforça a importância do isolamento social como maneira mais eficaz de barrar a transmissão do vírus, bem como o uso de máscara e a manutenção do distanciamento social sempre que for necessário sair de casa”, ressalta o secretário de Saúde de Itajaí, Emerson Duarte.

Entre os casos confirmados na testagem do Centreventos, 51 são mulheres e 46 são homens, com idades entre 19 e 79 anos. A maior parte dos casos está na faixa etária dos 30 a 39 anos (29 casos). Já os bairros com mais casos de coronavírus, diagnosticados durante a amostragem, são Cordeiros (21), Fazenda (17), Centro (13) e São João (8).

Do total, quatro exames deram inconclusivos e serão refeitos.

Ampliação da testagem

Nesta quarta-feira (3), o Município de Itajaí iniciou a realização de testes para coronavírus nos bairros. Inicialmente, será feita a aplicação inicial de cerca de 2 mil testes rápidos na população em geral, em oito localidades, ao longo do mês de junho. A intenção desses testes por amostragem é estimar a proporção de moradores que já estão com anticorpos para o coronavírus, além de avaliar a expansão do vírus e a estimativa de casos assintomáticos. O objetivo é embasar as medidas preventivas e ações definidas na cidade.

A Secretaria de Saúde também está realizando testes rápidos nos profissionais de saúde da rede municipal. Todos os servidores que estão trabalhando farão o teste para coronavírus até o dia 10 de junho. A intenção é verificar qual o percentual de profissionais que já se contaminaram. Nesta semana, as equipes já realizaram aproximadamente 450 testes nos servidores. Os resultados serão divulgados e incluídos no boletim epidemiológico ao final da testagem. 

Imagens relacionadas

Mutirão de exames no Centreventos diagnosticou 97 pessoas com coronavírus
Mutirão de exames no Centreventos diagnosticou 97 pessoas com coronavírus
Mutirão de exames no Centreventos diagnosticou 97 pessoas com coronavírus
Mutirão de exames no Centreventos diagnosticou 97 pessoas com coronavírus
Facebook
Twitter
Youtube
Flickr
Todos os direitos reservados © 2024 - Município de Itajaí