Facebook
Twitter
Youtube
Flickr

Notícias

Itajaí cobra do Estado aumento imediato de leitos de UTI no Hospital Marieta

Instituição é referência para a região no atendimento de pacientes com COVID-19
Data de inclusão: 22/05/2020 19:26

O Município de Itajaí enviou nesta sexta-feira (22) ofício ao Governo do Estado cobrando o aumento imediato de leitos de UTI no Hospital e Maternidade Marieta Konder Bornhausen para enfrentamento à pandemia de coronavírus. A instituição é referência para a região e está com 70% dos leitos destinados ao tratamento de pacientes com COVID-19 ocupados. O objetivo da medida é que o Estado estabeleça prazos para que a implantação de mais leitos seja efetivada.

> Leia mais notícias sobre Coronavírus

O compromisso assumido pelo Governo de Santa Catarina com a região dos Municípios da Foz do Rio Itajaí é instalar um total 99 novos leitos de UTI, exclusivos para tratamento do novo coronavírus, no Hospital Marieta – sendo 59 no complexo atual e outros 40 no Complexo Madre Teresa, cuja obra está em andamento. Até o momento, 20 novos leitos de UTI foram ativados.

“Estamos aguardando que o Governo do Estado cumpra com o compromisso de instalação de mais leitos. O Hospital Marieta já tem alas prontas para receber os equipamentos que foram prometidos. No ofício que enviamos, solicitamos prazos e relembramos esse compromisso com a região. Precisamos que esses leitos sejam instalados definitivamente em Itajaí”, destaca o prefeito de Itajaí, Volnei Morastoni.

Segundo o Hospital Marieta, 20 leitos de UTI estão sendo destinados para pacientes com COVID-19 e 14 deles estão ocupados (70%). Já na ala de isolamento há 25 leitos disponíveis e 16 ocupados (64%).

Reforço à assistência hospitalar

Além de articular junto ao Governo do Estado a ampliação de leitos de UTI no Hospital Marieta, o Município de Itajaí tem contribuído financeiramente para reforçar a assistência hospitalar aos moradores. Dos R$ 10 milhões recebidos do Governo Federal para enfrentamento da pandemia, a Secretaria de Saúde irá repassar quase R$ 3 milhões ao Hospital Marieta.

Os recursos serão destinados à aquisição de equipamentos (tomógrafo, raio-x portátil, ultrassom portátil, cardioversores etc.), estruturação e ampliação de leitos de enfermaria e UTI, bem como para custeio dos leitos de UTI, pagamento de horas extras e contratação de novos profissionais nos meses de março e abril.

A doação de mais de meio milhão de reais (U$ 100 mil) feita pelo Fundo Financeiro para o Desenvolvimento da Bacia do Prata (Fonplata) para o enfrentamento à pandemia de coronavírus (COVID-19) também será destinada ao Marieta. A quantia vai auxiliar no plano emergencial de ampliação de leitos. Com os valores deverão ser adquiridos equipamentos, móveis e utensílios para aparelhar as novas Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) no Complexo Madre Teresa.

O Município tem realizado ainda outras medidas de controle da propagação do vírus. Reestruturou toda rede municipal, equipou as Unidades de Pronto Atendimento (UPA) com respiradores e instalou um Centro Ambulatorial de Triagem para receber pacientes com sintomas de coronavírus. Também estabeleceu importantes ações preventivas, como o uso obrigatório de máscaras, as barreiras sanitárias e a recomendação de isolamento social/distanciamento social. 

Imagens relacionadas

Itajaí cobra do Estado aumento imediato de leitos de UTI no Hospital Marieta
Itajaí cobra do Estado aumento imediato de leitos de UTI no Hospital Marieta
Itajaí cobra do Estado aumento imediato de leitos de UTI no Hospital Marieta

Arquivos Relacionados

Facebook
Twitter
Youtube
Flickr
Todos os direitos reservados © 2024 - Município de Itajaí