Facebook
Twitter
Youtube
Flickr

Notícias

Município de Itajaí aperfeiçoa edital de transporte público

Ajustes atendem as recomendações do Tribunal de Contas do Estado de Santa Catarina (TCE-SC)
Data de inclusão: 18/05/2020 09:09

Encaminhado no início de 2020 para análise técnica do Tribunal de Contas do Estado de Santa Catarina (TCE-SC), o edital do transporte público de Itajaí será aperfeiçoado. Os ajustes são realizados de acordo com as recomendações do órgão estadual pelo Laboratório de Transporte e Logística (LabTrans), da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), e pelos técnicos da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Habitação.

Segundo os técnicos do município, a avaliação dos técnicos do TCE-SC foi criteriosa e apontou algumas alterações. As sugestões são relacionadas a atualizações de preços de insumo, nomenclatura em planilhas de custo e a utilização de índices de reajustes de tarifa. O aperfeiçoamento garantirá maior sustentabilidade financeira na concessão pública.

A Secretaria Municipal e o LabTrans já trabalham nos ajustes para encaminhar o edital aperfeiçoado ao TCE-SC. Após o sinal verde do tribunal, o documento segue para a Secretaria Municipal de Governo, quando se dará a abertura da concorrência pública.

Conheça as propostas do edital do transporte público
A nova licitação será inovadora no pagamento das tarifas, baldeações e acompanhamento do trajeto via aplicativo. O documento também estabelece a quantidade mínima de ônibus e o tempo de concessão. Tudo isso para oferecer o transporte público que os itajaienses anseiam e merecem.

Um dos desejos da população era a possibilidade de se pagar uma tarifa única e utilizar o serviço de transporte durante todo o dia. O novo edital prevê essa vantagem: uma tarifa com embarques ilimitados durante o dia. Outro pedido dos moradores que será atendido é o aumento da frota de ônibus. O edital exige a disponibilização de no mínimo 45 ônibus, sendo 13 micro-ônibus e cinco articulados. Todos os veículos deverão contar com ar-condicionado, sistema de wi-fi e entradas USB para carregamento de equipamentos eletrônicos.

Essa quantidade de ônibus transitará no município por linhas circulares, alimentadoras, troncais, especiais e rurais. Com essa nova lógica no transporte público, o usuário não precisará fazer a baldeação nos terminais de ônibus, além de oferecer um sistema utilizado em metrôs com linhas azuis, amarelas e verdes para identificar cada rota.

Itajaí Decide
Ferramenta de consulta popular criada pelo Município, o Itajaí Decide foi um dos norteadores das propostas para concessão do transporte público municipal. Entre as escolhas dos itajaienses contempladas no edital está a prioridade para o pedestre na mobilidade urbana, a tarifa única com viagens ilimitadas, descontos e benefícios para usuários de transporte público, faixas exclusivas e prioritárias para ônibus e aplicativo para acompanhamento dos ônibus.

O edital também leva em consideração o estudo elaborado pelo laboratório de Transporte e Logística (LabTrans), da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) para a concessão de 20 anos do transporte público na cidade.

Vantagens para os passageiros
A compra da passagem única válida por um dia será opcional. O usuário também poderá adquirir planos semanais e mensais. Nestas modalidades, os usuários poderão ter um plano de vantagens com descontos nas passagens e até em lojas, parques e cinema. Já os que não utilizarem muito o serviço, poderão optar pelo pagamento de viagens individuais.

Além disso, as baldeações e trocas de linhas sem acréscimo no valor da passagem serão ilimitadas e possíveis em qualquer ponto de ônibus do percurso. A medida visa a incentivar a integração com outras formas de se transportar como bicicleta, patins. Atualmente, o usuário precisa trocar de linhas sem custos só nos terminais Cordeiros, Fazenda ou Ressacada para mudar de rota. O pagamento das passagens também será flexibilizado pela internet e aplicativos. 

Imagens relacionadas

Município de Itajaí aperfeiçoa edital de transporte público
Facebook
Twitter
Youtube
Flickr
Todos os direitos reservados © 2020 - Município de Itajaí