Facebook
Twitter
Youtube
Flickr

Notícias

Novos casos de dengue em Itajaí reforçam o combate ao Aedes aegypti

Número de ocorrências no ano subiu para 38; em casa, população pode eliminar criadouros do mosquito
Data de inclusão: 27/03/2020 18:36

Novos casos de dengue no Município de Itajaí alertam a população para não se descuidar das medidas básicas para eliminação de criadouros do mosquito Aedes aegypti. A Secretaria de Saúde de Itajaí, por meio da Vigilância Epidemiológica, informa que subiu para 38 os casos de dengue neste ano. E salienta que, apesar da pandemia de coronavírus (COVID-19), as ações de combate à dengue não podem parar.

A Secretaria de Saúde informa que, entre os dias 16 e 26 de março, foram realizadas 3.194 visitas em imóveis localizados na área urbana de Itajaí. O levantamento faz a verificação do índice de infestação, cujos resultados apontam para um possível surto ou epidemia da doença na cidade. A cada 100 residências visitadas, cinco destas apresentaram estar contaminadas pelo mosquito da dengue.

Neste ano, os 38 casos de dengue em Itajaí mostram um aumento considerável em relação aos números de 2019, quando, no mesmo período, havia 09 casos confirmados da doença. Diante desse quadro de alerta, a Secretaria de Saúde determinou a retomada de todas as atividades dos agentes para combate prevenção e bloqueio da propagação do mosquito transmissor.

“Eu peço que a nossa população receba os agentes em casa, mesmo em meio a esse período emergencial, para que eles possam fazer o levantamento da situação e auxiliar no combate desta doença que também muito nos preocupa”, ressalta o secretário de Saúde, Emerson Roberto Duarte. 

A Vigilância Epidemiológica também ressalta a importância para os cuidados preventivos básicos nas residências, especialmente neste período de quarentena, quando os moradores podem descobrir e eliminar criadouros.

“Sabemos que estamos no meio de uma pandemia de coronavírus, mas não podemos descuidar das atividades de combate ao Aedes aegypti. Neste momento em que as pessoas são orientadas a ficar em casa, elas devem aproveitar este tempo para fazer a limpeza de seu quintal”, destaca Lúcio Vieira, gerente de Controle de Zoonoses. “Como em todos os municípios, as atividades de prevenção encontram-se divididas entre dengue e coronavírus, por isso a ajuda da população é fundamental”, acrescenta Vieira.

Entre as medidas que podem ser tomadas, ficar atento aos recipientes que podem acumular água, não jogar lixo ou entulhos em terrenos baldios e manter ralos e caixas d’água bem fechados. Colocar areia nos pratos de vasos com plantas e limpar frequentemente piscinas e calhas também são algumas das atividades de prevenção que os moradores podem fazer.

Mesmo diante das ações de enfrentamento ao coronavírus, o Programa de Controle da Dengue mantém as seguintes atividades prioritárias: visitas domiciliares para o Levantamento do Índice Rápido do Aedes aegypti (LIRAa), que monitora o índice de infestação no município, visitas em casos suspeitos de dengue e o atendimento de denúncias e demais solicitações da população.

As denúncias sobre a existência de possíveis focos de Aedes aegypti podem ser feitas à Secretaria Municipal de Saúde, através do telefone (47) 3249-5573.

Orientações para evitar a proliferação do Aedes aegypti:

- Evite usar pratos nos vasos de plantas. Se usar, coloque areia até a borda;
- Guarde garrafas com o gargalo virado para baixo;
- Mantenha lixeiras tampadas;
- Deixe os depósitos para guardar água sempre vedados, sem qualquer abertura, principalmente as caixas d’água;
- Trate a água da piscina com cloro e limpe-a uma vez por semana;
- Mantenha ralos fechados e desentupidos;
- Lave com escova os potes de comida e de água dos animais no mínimo uma vez por semana;
- Retire a água acumulada em lajes;
- Dê descarga no mínimo uma vez por semana em banheiros pouco usados;
- Mantenha fechada a tampa do vaso sanitário;
- Evite acumular entulho e não jogue lixo em terrenos baldios.   

Imagens relacionadas

Novos casos de dengue em Itajaí reforçam o combate ao Aedes aegypti
Novos casos de dengue em Itajaí reforçam o combate ao Aedes aegypti
Novos casos de dengue em Itajaí reforçam o combate ao Aedes aegypti
Facebook
Twitter
Youtube
Flickr
Todos os direitos reservados © 2024 - Município de Itajaí