Fábrica de softwares do Município de Itajaí já desenvolveu mais de 30 ferramentas

Secretaria de Tecnologia mantém equipe de programação com 10 funcionários
Data de inclusão: 04/11/2019 15:13

O Município de Itajaí mantém em sua estrutura uma Fábrica de Softwares. O grupo formado por 10 pessoas já produziu 35 soluções tecnológicas para auxiliar no trabalho de diferentes secretarias municipais e os próprios cidadãos. A Secretaria Municipal de Tecnologia de Itajaí (Setec) gerencia o grupo de desenvolvedores responsável pela criação de aplicativos para dispositivos móveis, sites, programas e portais.

Em um levantamento realizado pela Setec, estima-se que o Município poupou mais de R$ 2 milhões aos construir as próprias ferramentas. A economia foi possível ao deixar de se contratar empresas de tecnologia para obter licenças de programas e mensalidades para manutenção.

A equipe formada por funcionários de carreira e contratados é composta por programadores, analista de sistemas, designer e um gerente de projetos. “Desde o período da transição de governo, nós identificamos uma oportunidade de criar uma equipe de desenvolvimento que pudesse criar soluções aqui mesmo na prefeitura”, conta o secretário de Tecnologia Murilo Allan Sodré de Souza.

Entre os 35 softwares já desenvolvidos, alguns são muito conhecidos e acessados pelos cidadãos como os sites e aplicativos Visite Itajaí, Marejada, Itajaí Stop Over e o App Conecta.í. Outros foram desenvolvidos para atender as demandas e necessidades internas de secretarias como Obras, Instituto Cidade Sustentável, Saúde e Educação.

Murilo vê ainda os softwares como um legado para o Município de Itajaí. “Essa é uma forma de fazer com que o conhecimento fique aqui. As gestões passam, mas as soluções tecnológicas permanecem”, avalia a secretário.

Outra prática para prolongar os resultados foi a de incluir servidores efetivos na equipe. Eric Ruiz é técnico de informática desde 2012 e integra o time de programadores na Fábrica de Softwares. “Vejo como essa gestão investiu e trabalhou para que isso virasse realidade. Houve ação e execução, e estamos colhendo resultados agora”, observa Eric sobre o desenvolvimento das soluções no município.

“A Secretaria de Tecnologia é uma das mais estratégicas da gestão. Hoje sem computador ninguém trabalha, mas ao mesmo tempo em que temos essa dependência da tecnologia, ela vem para cada vez mais facilitar e ajudar o funcionário”, avalia Ruiz, responsável pela visualização de dados nos projetos.

Itajaí: a cidade mais digital de Santa Catarina
A Fábrica de Softwares é um dos principais componentes no caminho trilhado por Itajaí para chegar ao posto de cidade mais digital de Santa Catarina. O secretário Murilo Sodré de Souza pontua as etapas já concluídas para oferecer aos cidadãos serviços e informações de forma ágil, fácil e transparente.

“Temos o sistema de intranet com os servidores, os softwares e o Wi-Fi Livre, no qual levamos internet de qualidade para todas as unidades municipais e ainda oferecemos sinal sem fio gratuito à população”.

Os próximos passos do Setec passam pela implantação do sistema de processos eletrônicos, que promete eliminar o papel na Prefeitura de Itajaí. Entre outras metas está a de aprimorar o geoprocessamento de dados para melhorar a eficiência dos trabalhos.

O trabalho de Secretaria Municipal de Tecnologia já é referência. O Consórcio de Informática na Gestão Pública Municipal (CIGA) da Federação Catarinense de Municípios (Fecam) é parceiro do Município de Itajaí e implantará algumas soluções nos municípios da serra catarinense. Itajaí têm softwares registrados como livres, disponíveis para que outros programadores possam adaptar as soluções ou até a melhorar as funcionalidades.

As 35 soluções desenvolvidas por Itajaí são: Intranet 2, Agenda do Município, Atendimentos do Gabinete, Auxílio Universitário, Balcão de Empregos, Censo, Evento Conferência Assistência Social, Controle de Impressões, DGP Online, Gestão de Reservas, Instruções Normativas, Jornal do Município, Licitações e Contratos, Ocorrências ICS, Ocorrências Obras, Ocorrências Logística, Ouvidoria, DataPEMI, Inscrição em Eventos, Seletivo Saúde, Solicitação de Férias, Chamados SETEC, Juntos pelo Rio, Radio Costeira, Site Visite Itajaí, App Visite Itajaí, Site Marejada, App Itajai Stop Over, Site itajaí Stop Over, App Conecta.í, BI Obras, BI Educação, BI Praça do Cidadão, BI Balcão de Empregos e BI Ouvidoria.

Informações adicionais:

Secretaria de Tecnologia