2ª Semana de Valorização das Diferenças tem programação recreativa

Data de inclusão: 16/08/2018 17:24

Atividades lúdicas e divertidas fazem parte da programação das unidades da Rede Municipal de Ensino durante a 2ª Semana de Valorização das Diferenças. O Centro de Educação Infantil Vereador Luiz Gonzaga Agostinho, do bairro São João, levou os pequenos para o átrio da Prefeitura de Itajaí, onde realiza diversas atividades de inclusão. Cada unidade de ensino do município realiza suas atividades até sexta-feira (17).

Além de pintura e jogos recreativos, foram desenvolvidas também diversas modalidades esportivas adaptadas para pessoas com alguma necessidade física, entre elas o tênis de cadeira de rodas, o atletismo, a bocha, o voleibol e o futebol para cegos.

Lucas da Silva Corrêa tem 19 anos e há cinco anos é atleta paraolímpico na modalidade de tênis de cadeira de roda. Lucas passou a tarde com as crianças e relatou a relevância de eventos como este. “É importante para que as crianças percebam que apesar das limitações, somos todos iguais. Essa é também uma oportunidade para que conheçam essa e outras modalidades para deficientes físicos”.

Segundo a diretora do CEI Vereador Luiz Gonzaga Agostinho, Roselania Aparecida Carleto Cunha, cada turma de unidade de ensino fez um trabalho diferente. O Centro escolheu trabalhar as diferenças dentro do esporte para entender a maneira em que os deficientes físicos praticam as modalidades. “Desde pequenos eles devem aprender a não ter nem um tipo de preconceito em relação às diferenças”, destacou.

Mais atividades
De 20 a 28 de agosto, serão realizadas discussões e formações para ampliação de práticas pedagógicas inclusivas, tanto no contexto educacional, quanto no social.

No dia 20 será o lançamento do primeiro filme totalmente em libras no Brasil: “Mim e as mãozinhas”. A atividade será no auditório da Secretaria de Educação. A película foi feita pelo desenhista Paulo Henrique, em parceria com os profissionais do Centro Municipal de Educação Alternativa de Itajaí (Cemespi).

Na terça-feira (21), todas as unidades de ensino participarão, algumas em conjunto, da Praça Integradora no entorno de onde estão instaladas. Serão apresentados para a comunidade os trabalhos realizados pelos alunos na II Semana de Valorização das Diferenças.

Programação completa

13 a 17 de agosto
Ações específicas em cada unidade de ensino.

17 de agosto (sexta-feira)
- 18h no Centro Municipal de Educação Alternativa de Itajaí (Cemespi)
Abertura oficial da 2ª Semana de Valorização das Diferenças de Itajaí
Inauguração da nova sede do Cemespi
Palestra: Da Adaptação a Flexibilização Curricular na Educação Inclusiva: os sujeitos e seus papeis nesse processo / Palestrante: Professora Edite Senen

20 de agosto (segunda-feira)
- 9h, 10h, 14h e 15h no Auditório da Secretaria de Educação
Lançamento do primeiro filme totalmente em libras no Brasil: “Mim e as mãozinhas”, de autoria do desenhista Paulo Henrique Silva Rodrigues dos Santos.

21 de agosto (terça-feira)
- 8h às 11h e 14h às 17h nas proximidades das unidades de ensino
Praça Integradora: socialização das ações realizadas pelas unidades da rede municipal de ensino.

22 de agosto (quarta-feira)
- 8h30 às 12h no auditório da Secretaria de Educação
Palestra: O Plano Compartilhado de Atendimento ao Aluno com Deficiência / Palestrante: Professora Alessandra de Fátima Giacomet Mello

- 14h às 16h no auditório da Secretaria de Educação