Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde seleciona profissionais

Processo seletivo é organizado pela Secretaria da Saúde e voltado para servidores municipais
Data de inclusão: 16/08/2018 14:22

A Secretaria de Saúde de Itajaí abriu nesta quinta-feira (16) um processo seletivo interno para o Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-Saúde/Interprofissionalidade 2018-2019). Ao todo, são oferecidas 24 vagas para a função de preceptor. As inscrições online iniciam nesta quinta e seguem até terça-feira (21).

> Leia mais notícias sobre Saúde

As vagas do processo seletivo destinam-se aos profissionais de nível superior ativos da Secretaria Municipal de Saúde (Unidades Básicas de Saúde, Núcleo de Atenção à Saúde da Família (NASF) e gestão da Diretoria de Atenção à Saúde), além de profissionais da rede credenciada pelo SUS: Centro Especializado em Reabilitação Física e Intelectual (CER/Univali), Serviço de Atenção à Saúde Auditiva (SASA/Univali) e Unidade de Saúde da Família e Comunitária (USFC) da Universidade do Vale do Itajaí (Univali).

Ao todo, são ofertadas 18 vagas na Atenção Básica (ESF e NASF), duas vagas para a gestão da Diretoria de Atenção à Saúde e quatro vagas para os serviços de especialidades. Os preceptores selecionados terão função de supervisão docente-assistencial, exercendo atividade de organização do processo de aprendizagem e de orientação técnica a estudantes em vivência de graduação ou de extensão.

Os candidatos deverão ter disponibilidade para cumprir carga horária mínima de oito horas semanais, prioritariamente em horário de trabalho, e, quando necessário, participar de outras atividades em horários distintos. Os selecionados receberão uma bolsa paga pelo Ministério da Saúde. O download do edital com mais informações pode ser feito no final da página.

As inscrições serão aceitas somente pela internet e não terão custo para os candidatos. O formulário de inscrição e os documentos necessários deverão ser enviados para o e-mail petinterprofissional@gmail.com, de forma digitalizada. O resultado preliminar do concurso sairá no dia 31 de agosto. Já a disponibilização de vagas para preceptoria dependerá da aprovação do projeto PET-Saúde/Interprofissionalidade pelo Ministério da Saúde.

Sobre o programa

O PET-Saúde/Interprofissionalidade é uma iniciativa integrada entre o Ministério da Saúde, por meio da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES), e o Ministério da Educação. O programa contempla mudanças curriculares para os cursos de graduação na área da saúde e a qualificação dos processos de integração ensino-serviço-comunidade, de forma articulada entre o Sistema Único de Saúde (SUS) e as instituições de ensino.

A estratégia ainda contribui com a articulação de ações conjuntas, entre professores, estudantes, profissionais de saúde, gestores e usuários, que fortaleçam a formação dos profissionais de saúde, bem como a assistência oferecida pelo SUS. Em Itajaí, o programa existe desde 2005.

___________________________
Informações adicionais: