Seminário sobre amamentação reúne cerca de 200 pessoas

Comunidade e profissionais de saúde participaram do encontro nesta sexta-feira (10) no Centreventos
Data de inclusão: 10/08/2018 17:11

O seminário sobre amamentação, promovido pelo Município de Itajaí, reuniu cerca de 200 pessoas na tarde desta sexta-feira (10), no Centreventos. O encontro recebeu profissionais de saúde, gestantes e mães para esclarecer dúvidas sobre o aleitamento materno e sobre os cuidados com a criança e a gestação.

> Leia mais notícias sobre Saúde

O evento faz parte da programação da Campanha Agosto Itajaiense: cuidando dos nossos peixeirinhos, promovida pela Secretaria Municipal da Criança, do Adolescente e da Juventude (Secaj) em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Comdica) e a Univali. Na abertura do seminário, a secretária da Secaj, Christiane Stuart, destacou a importância da parceria para garantir os direitos da criança.

“O artigo sétimo do Estatuto da Criança e do Adolescente diz que eles têm direito a proteção à vida e à saúde. Para garantir esse direito buscamos a Secretaria de Saúde para fazer essa campanha. Espero que a gente possa multiplicar as informações para que não fiquem apenas neste evento. Vamos levar a adiante e plantar uma semente”, comentou.

Já o secretário adjunto de Saúde, Emerson Roberto Duarte, reforçou que a amamentação é uma aliada importante no cuidado com as crianças. “Temos uma grande preocupação com as nossas crianças e a amamentação é uma estratégia fundamental para garantir a saúde delas. Amamentar também auxilia na redução da taxa de mortalidade infantil, além de ter diversos outros benefícios”, afirmou.

Durante o encontro, a Secretaria de Saúde apresentou um vídeo sobre os serviços para a gestante oferecidos no Hospital Marieta e deu algumas dicas para o momento do parto. Também foi lançado um concurso musical de paródias entre as unidades de saúde, tendo como tema a amamentação. A primeira paródia foi gravada por funcionários da Secretaria para inspirar as equipes.

O seminário ainda contou com a participação de uma equipe de profissionais de saúde, composta por médico, enfermeiro, psicólogo, nutricionista, dentista e fisioterapeuta, que esclareceu as dúvidas dos participantes, orientando sobre a importância do leite materno nos primeiros meses de vida da criança e seus benefícios, tanto para mãe quanto para o bebê.

Informações adicionais:
Secretaria de Saúde de Itajaí