Comunidade participa da apresentação dos resultados do Planejamento Estratégico

Colaboradores das oficinas do futuro debateram sobre os dados que ajudaram a construir
Data de inclusão: 11/05/2018 16:10

O auditório do Centreventos Luiz Henrique da Silveira foi palco da prestação de contas do maior processo de planejamento de gestão do Município de Itajaí na noite desta quinta-feira (10). O Planejamento Estratégico do Município de Itajaí – PEMI 2040 reuniu autoridades, representantes da Universidade do Vale do Itajaí (Univali) e os participantes das oito Oficinas do Futuro para a apresentação da consolidação e resultados das estratégias de consulta popular organizadas pelo PEMI.

Ao todo, o PEMI em parceria com a Univali consultou mais de 1.800 pessoas. As Oficinas do Futuro reuniram 477 pessoas de diversos seguimentos da sociedade; 1.139 pessoas ouvidas na pesquisa com IPS/Univali, totalizando mais de 80 indicadores no Itajaí em Números. Além de 272 servidores no diagnóstico de gestão levantando 101 tendências e boas práticas na administração pública. Somente nas Oficinas do Futuro foram reunidas 1.188 ideias diferentes nas áreas: 237 educação, 223 econômico, 284 serviço e infraestrutura, 225 saúde e bem-estar e 219 meio ambiente.

Para o prefeito Volnei Morastoni, idealizador e principal entusiasta para a construção dessa nova forma de gestão pública, “planejar é fazer com que as ações possam ter orientação a partir de indicadores e que se possa ter prioridade”. “Esse trabalho aqui é fruto de muito trabalho e muitas mãos. É um compromisso que queremos abraçar com o futuro.”, complementou o prefeito.

O professor Ovídio Felippe da Silva Júnior, coordenador da equipe na Univali no PEMI Gestão, classificou a iniciativa como “um momento histórico para Itajaí. Nunca vi um evento dessa magnitude em Itajaí para uma renovação de pensamento”. O professor apresentou os dados relacionados às oficinas e aos indicadores de gestão e destacou a participação como o ponto forte do projeto.

Responsável pelo PEMI ODS junto à Univali, Marcus Polette apresentou projetos para o Município de Itajaí em relação aos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, estabelecidos pela Organização das Nações Unidas (ONU). Polette argumentou que enquanto a ONU estabeleceu um pacto com um futuro até 2030, mas em Itajaí nosso objetivo vai mais longe: 2040.

“Nós conseguimos trabalhar e encontrar indicadores para que o município possa ser planejado de forma inteligente, sustentável e com justiça social”, apresentou o professor. Marcus Polette também apresentou alguns dos projetos já realizados pelo Município de Itajaí com base nos ODS.

O coordenador do Planejamento Estratégico do Município de Itajaí, Alcides Volpato, avaliou a condução dos trabalhos e os próximos passos. “Com as Oficinas do Futuro, a pesquisa nos bairros, reuniões com os servidores públicos, indicadores Itajaí em números e proposições de tendências e boas práticas conseguimos averiguar as necessidades e prioridades de Itajaí. Com isso, formulamos as ações para o nosso Projeto do Futuro. E daqui para frente contamos com a ajuda de todos”, afirmou Volpato.

Em execução

“Muitas dessas propostas apresentadas já estão em execução”, destacou o prefeito Volnei Morastoni. Em sua fala, Volpato apresentou os principais projetos frutos do Planejamento Estratégico já em execução em Itajaí. Ações como a parceria junto a Prefeitura de Blumenau para utilizar um software de Gestão de Projetos ao gerar uma economia os cofres públicos de R$ 500 mil. O Projeto Internet para Todos, em parceria com o CTIMA e a Secretaria Municipal de Agricultura, para atender doze bairros da comunidade rural que até então não possuíam acesso à internet. As verbas do Programa Avançar Cidades com projetos de esgotamento sanitário, obras e urbanismo. O investimento é de mais de R$ 120 milhões.

Além disso, o financiamento internacional junto ao FONPLATA de US$ 62,5 milhões em investimentos para Itajaí para financiar 25 intervenções do Programa Itajaí 2040.

No evento também foram entregues os certificados para os 477 participantes das Oficinas do Futuro, colaboradores das prioridades dos projetos para a Itajaí de 2040.
Informações adicionais:

PEMI 2040