Alunos apresentam trabalhos para participar da Conferência do Meio Ambiente

Data de inclusão: 22/03/2018 17:46

Na manhã desta quinta-feira (22), foram apresentados os trabalhos realizados por alunos da Escola Básica Aníbal César, visando a participação na V Conferência Infanto Juvenil do Meio Ambiente (CNIJMA), cujo tema é “Vamos Cuidar do Brasil Cuidando das Águas”. A ação foi realizada no ginásio de esportes da escola e reuniu mais de 300 alunos.

A aluna Ana Carolina Silva Couto Souza defendeu a confecção de um informativo para divulgar projetos sustentáveis. Victor Henrique Henrique da Silva Rocha expôs a ideia para a reutilização da água, inclusive com um projeto de purificador de água. O terceiro e quarto trabalhos expostos, um pela aluna Luiza Trentini e outro por Jamily Francielly Rodrigues, foram sobre o descarte correto para o óleo de cozinha usado. A escolha do trabalho, que representará a escola, será por votação dos alunos.

Segundo informou a diretora da unidade de ensino, Elenice Maria Furtado da Silva, a escola está desenvolvendo um projeto interdisciplinar sobre água, envolvendo professores, alunos e comunidade, com orientação da professora de Ciências, Vanessa Regina Gonçalves. “Por conta disso, aproveitamos para apresentá-los no Dia Internacional da Água, comemorado hoje”, explicou.

O diretor geral do Serviço Municipal de Água, Saneamento Básico e Infraestrutura (Semasa) e vice-prefeito, Marcelo Sodré, falou aos estudantes da importância de se discutir este assunto. “É importante, neste dia, pensarmos como cada um de nós pode contribuir para economizar água, preservar as nascentes e o meio ambiente”, reforçou.

Conferência

São várias as etapas para participar da Conferência, que é promovida pelos Ministérios da Educação (MEC) e do Meio Ambiente (MMA), que formam o órgão gestor da Política Nacional de Educação Ambiental (PNEA). Os participantes devem realizar um diagnóstico da unidade escolar a partir do tema “Vamos Cuidar do Brasil Cuidando das Águas”, com a elaboração de um projeto de ação: propostas de intervenção na escola sobre o tema Água.

Os projetos são cadastrados no site do MEC e participam da etapa regional. Os selecionados, participarão da etapa estadual e os classificados, da nacional.

A CNIJMA tem o objetivo de mobilizar a comunidade escolar, do 6º ao 9º ano, a desenvolver processos educativos sobre a dimensão socioambiental da água, com o fortalecimento da educação ambiental no ensino básico e melhora da relação ensino-aprendizagem. A proposta também é de estimular atitudes responsáveis e comprometidas com as questões locais e globais.

Alunos apresentam trabalhos para participar da Conferência do Meio Ambiente