Facebook
Twitter
Youtube
Flickr

Notícias

Secretaria de Agricultura e Expansão Urbana apresenta eficiência de ações ao Planejamento Estratégico do Município de Itajaí

Data de inclusão: 09/03/2018 11:47

A Secretaria de Agricultura e Expansão Urbana de Itajaí apresentou seu balanço de ações ao Planejamento Estratégico do Município de Itajaí – PEMI 2040. O levantamento apresentou as ações 100 por cento concluídas que visam promover o desenvolvimento socioeconômico, ambiental e cultural das áreas rurais e também a expansão urbana do Município de Itajaí.

O Secretário de Agricultura, Cesar Reinhardt, destaca o engajamento social na realização do Diagnóstico Rural Participativo, ao envolver 16 oficinas técnicas, incluindo 18 comunidades rurais do município e envolveu 500 participantes. Reinhardt destaca também a aplicação da Política Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER), serviço de educação não formal para o meio rural e que promove processos de gestão, produção, beneficiamento e comercialização das atividades e dos serviços agropecuários e não agropecuários, como atividades agroextrativistas, florestais e artesanais.

Já a Engenheira Agrônoma Christianne Belinzoni de Carvalho, Diretora de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural, multiplicadora do PEMI, destaca a importância da ATER para as famílias de agricultores. Ela aponta que “Itajaí é o primeiro município do Brasil a institucionalizar a ATER como política municipal, estando apto para captar recursos federais, via agência nacional específica”.

Para a diretora, a celebração de Convênio com o Governo Federal, em 2017, no valor de quase R$ 500 mil, para produção de sementes e mudas agroecológicas também é uma ação a se considerar. Os recursos desse convênio estabeleceram como premissa a diversificação de produção e renda para os agricultores, a transição agroecológica e a verticalização de sua produção com mais acesso ao mercado.

O Município de Itajaí conta com 18 comunidades rurais e a Secretaria de Agricultura e Expansão Urbana tem como objetivos o desenvolvimento de estratégias para aproximar os moradores rurais das demais atividades do Município, facilitar o dia-a-dia das famílias do campo, dar suporte e agilidade às necessidades e processos, ao oferecer o atendimento que merecem e necessitam.
______________________
Mais informações:

Secretaria de Agricultura e Expansão Urbana
(47) 3346-5500

Planejamento Estratégico do Município de Itajaí – PEMI 2040
(47) 3341-6067 e 6187

Facebook
Twitter
Youtube
Flickr
Todos os direitos reservados © 2024 - Município de Itajaí