Mutirão Juntos Pelo Rio e Contra o Aedes aegypti será realizado dia 24 de março

Evento fará a limpeza das margens do rio, Baía Afonso Wippel, Avenida Beira-Rio, molhes e prainhas, além de promover uma blitz educativa e oficinas de educação ambiental
Data de inclusão: 06/03/2018 09:46

CLIQUE AQUI PARA SE INSCREVER

A sétima edição do mutirão de limpeza Juntos Pelo Rio e Contra o Aedes aegypti promete mobilizar todo o município, no dia 24 de março, em prol de um rio mais saudável e de uma cidade livre do mosquito transmissor da dengue, chikungunya e zika vírus. Organizado pelo Município de Itajaí, por meio do Porto de Itajaí e Semasa, evento conta com o apoio de mais de 50 instituições públicas e privadas, além de centenas de voluntários. A ação, que é alusiva ao Dia Mundial da Água (22 de março), ainda terá blitz educativa para combate do mosquito Aedes aegypti.

O mutirão Juntos Pelo Rio surgiu em 2012, durante a primeira passagem da Regata Volvo Ocean Race por Itajaí. Desde então, o evento é realizado anualmente pelo município, agregando voluntários a cada edição e consolidando sua importância de alcance regional. Outros municípios, como Navegantes e Penha, também já aderiram à ação e, desde 2016, a Secretaria de Saúde de Itajaí se uniu ao mutirão para reforçar o combate à proliferação do mosquito Aedes aegypti. Ao todo, já foram recolhidas mais de 75 toneladas de resíduos em seis edições.

“O mutirão Juntos Pelo Rio é um momento de sensibilização de toda comunidade local, para trabalhar a problemática do descarte e despejo adequado dos resíduos sólidos gerados por todos nós e, consequentemente, a preservação dos recursos hídricos”, comenta o prefeito de Itajaí, Volnei Morastoni.

Neste ano, as equipes de voluntários farão a limpeza nas margens do Rio Itajaí-Açu (Itajaí e Navegantes), na Baía Afonso Wippel, no canal retificado do Rio Itajaí-Mirim (bairro São Vicente) e no Rio Gravatá (margens de Navegantes e Penha). Por terra, a limpeza ocorrerá na Avenida Beira-Rio, Molhes da Barra, Praia da Atalaia e prainhas.

Além disso, em frente à Associação Náutica de Itajaí (ANI), os agentes de endemias da Secretaria de Saúde estarão realizando uma blitz educativa para repassar à comunidade informações de prevenção e cuidados com o Aedes aegypti. Na Marina Itajaí, a partir das 9h, as crianças e adolescentes poderão participar de oficinas de educação ambiental, de confecção de instrumentos musicais de material reciclado e musicalização.

"A nossa expectativa é que tenha menos lixo dentro do rio nesta edição, porque o objetivo maior desse projeto é criar uma consciência ambiental para que as pessoas respeitem os rios, não utilizem os rios como lixeira, porque o rio é fonte de vida. É dali que a gente trata a água, que a gente tira os alimentos e se nós não respeitarmos a questão ambiental, com certeza mais frente não teremos essa riqueza para sobreviver", pontua o vice-prefeito e diretor geral do Semasa, Marcelo Sodré.

Inscrições abertas

Os interessados em ser voluntários durante o mutirão de limpeza já podem se inscrever pelo site do Município de Itajaí (clique aqui). Basta acessar o link, preencher o cadastro e fazer o download do Termo de Adesão ao Serviço Voluntário, que deverá ser entregue no dia do evento. Às instituições de ensino, serão emitidos certificados de participação com as horas de serviço voluntário/comunitário dos participantes. Todos os voluntários também receberão café da manhã e kits de limpeza para trabalhar.

Também estão abertas as inscrições de embarcações que irão transportar os voluntários durante a limpeza das margens dos rios. Para participar é necessário que a documentação do barco e do piloto esteja em dia, bem como seguro da embarcação. No dia do evento, os proprietários devem entregar cópia da documentação à organização. A inscrição dos barcos deve ser feita pelo e-mail juntospelorioitajai@gmail.com ou telefone (47) 3341-8065, na Gerência do Meio Ambiente da Superintendência do Porto de Itajaí.

A concentração para o mutirão será na Marina Itajaí, a partir das 8h, onde ocorrerá a divisão das equipes e entrega dos materiais. A organização recomenda que os voluntários venham com calça, preferencialmente, preta, sapatos fechados e que evitem o uso de acessórios. Não serão permitidos menores de 18 anos nas embarcações.

Durante o mutirão, haverá apoio das balsas do Ferry Boat, onde será feita a separação de resíduos, bem como servirá para apoio e reposição de material dos barcos. Após o encerramento, os resíduos não recicláveis serão destinados ao aterro e os recicláveis à cooperativa participante.

Serviço:
O que: Mutirão de limpeza Juntos Pelo Rio e Contra o Aedes aegypti
Quando: 24 de março, a partir das 8h
Onde: Concentração dos voluntários na Marina Itajaí
Como: Inscrições pelo link

Confira a programação do mutirão:

7h45: Chegada dos voluntários
8h: Boas vindas dos organizadores do evento