Ampliação da Secretaria de Agricultura beneficia comunidades rurais

Lei criará a Secretaria de Agricultura e Expansão Urbana
Data de inclusão: 12/12/2017 15:37

Para atender a uma demanda antiga dos moradores das comunidades rurais, o Município de Itajaí encaminhou para a Câmara de Vereadores a Lei Complementar nº 58/2017 que cria a Secretaria de Agricultura e Expansão Urbana. Além dos trabalhos já realizados pela Secretaria de Agricultura atual, a nova também será responsável por administrar os serviços públicos municipais nas localidades que compõe a região entre a BR 101 e a Comunidade de São Roque até a Comunidade Limoeiro.

“A ampliação dos serviços da Secretaria é uma solicitação dos moradores da área, que é uma das principais responsáveis pelo desenvolvimento de Itajaí.”, comentou o Prefeito de Itajaí, Volnei Morastoni. De acordo com dados da Secretaria de Agricultura, as dezoito comunidades rurais são responsáveis por cerca de R$30 milhões de arrecadação anual nos setores industrial, comercial, transportes, armazenamento, combustíveis e de serviços.

Por enfrentar problemas com segurança, mobilidade, comunicação e crescimento urbano desordenado, os líderes rurais mobilizaram-se em 2011 em torno de um movimento emancipacionista. A criação da Secretaria vem para integrar e atuar política e administrativamente na região e, evitar assim, a separação da área rural de Itajaí, que é o principal local de expansão territorial da cidade.

A Secretaria de Agricultura e Expansão Urbana será formada por quatro departamentos: Políticas Públicas, de Cidadania, Desenvolvimento Econômico, Social e Ambiental; Infraestrutura e Serviços Urbanos; Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural; e Administração do Parque do Agricultor e Eventos.

“Realizamos reuniões durante o ano com os líderes rurais para observar as demandas e necessidades. Os moradores nos relataram a dificuldade em atravessar a BR para solicitar serviços essenciais como os realizados pela Secretaria de Obras, por exemplo. A criação da Secretaria expandirá essa área e tornará mais fácil a conexão entre o Município de Itajaí e as comunidades.”, completou o Secretário de Agricultura, César Reinhardt.

Além da criação da Secretaria de Agricultura e Expansão Urbana, o Projeto de Lei Complementar nº 58/2017 também transforma a Coordenadoria Regional de Atendimento ao Cidadão de Itaipava em Coordenadoria Regional de Atendimento ao cidadão de Santa Regina.

Todas as dezoito comunidades rurais serão beneficiadas com a Lei, sendo elas: Arraial dos Cunha, Baía, KM 12, São Roque, Brilhante I, Brilhante II, Campeche, Laranjeiras, Canhanduba, Espinheiros, Espinheirinhos, Itaipava, Paciência, Rio do Meio, Rio Novo, Salseiros, Volta de Cima e Limoeiro.

O Projeto entra em votação na sessão dessa terça-feira (12) na Câmara de Vereadores de Itajaí.

Secretaria de Agricultura

Ampliação da Secretaria de Agricultura beneficia comunidades rurais