Natal EnCanto terá 10 dias de festividades em Itajaí

Iluminação da cidade será ligada na sexta-feira (08) durante a chegada do Papai Noel
Data de inclusão: 04/12/2017 10:46

O clima natalino e a magia do Papai Noel chegam junto com o mês de dezembro, que acaba de começar. Agora Itajaí aguarda com expectativa o lançamento do Natal EnCanto, nesta sexta-feira (08), cujos pontos altos da abertura serão o lançamento das luzes decorativas, o coro com centenas de vozes e a projeção mapeada na Igreja Matriz. A iniciativa inédita do município pretende ganhar sequência nos próximos anos, além de ficar marcada para sempre no coração dos itajaienses.

O início das comemorações será nesta sexta e terá outros nove dias de grandes atrações. Às 20h, o Papai Noel aportará de barco na Delegacia da Capitania dos Portos (Marinha) e atenderá as crianças no Mercado Público. Logo após, um cortejo de barco pelo Calçadão Hercílio Luz será feito com patinação artística e distribuição de doces pela Mamãe Noel.

Na Praça Irineu Bornhausen, às 21h, a Igreja Matriz do Santíssimo Sacramento receberá uma projeção mapeada com a história de Itajaí. Vinte corais vão integrar um grande coro com cerca de 600 coralistas locais, e um grupo de solistas e cantores estarão acompanhados de uma orquestra com 15 instrumentistas. Violinos, teclado, guitarra, viola e trompetes farão parte do espetáculo, entre outros instrumentos.

A realização do grande coro será nos dias 08, 09, 15, 16, 21 e 22 de dezembro. Um pequeno coro também será feito nos dias 14, 18, 19 e 20, com o mesmo repertório do grande coro e alguns acréscimos. Além disso, o coro de câmara Entrei pelo Canto irá se apresentar com convidados. Haverá cerca de 300 cadeiras para o público com dificuldades de ficar em pé para assistir aos espetáculos. Em todos os dias o trajeto do Papai Noel se repetirá.

Mas não para por aí. Itajaí recebe anualmente um cuidado específico com a iluminação nesta época. Contudo, a partir de sexta, cerca de um milhão de lâmpadas LED serão ligadas em pontos estratégicos para enfeitar ainda mais Itajaí e destacar a magia natalina.

Segundo o superintendente da Fundação Cultural, Normélio Pedro Weber, o Natal deste ano deve trazer mais turistas para Itajaí e presentear a comunidade com a programação típica da época. “Esperamos que as pessoas fiquem encantadas e que o Natal EnCanto vire um evento turístico na região”, destaca.

Comércio

Com mais visitantes na cidade, a expectativa é de que o comércio tenha aumento nas vendas. Nos dias 08 e 09, a programação do comércio será a de dias normais. A partir do dia 11 de dezembro é que o horário será estendido até às 22h. De acordo com Laerson Batista da Costa, presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Itajaí (CDL), ações como esta da Prefeitura de Itajaí beneficiam a população em uma data tão especial para o comércio. “Eventos como este trazem entusiasmo para as pessoas e concretizam o espírito natalino”, afirma.

______________________________
Informações Adicionais: