Mulheres rurais participam de Encontro Regional em Itajaí

Data de inclusão: 22/11/2017 15:46

Cerca de 350 mulheres se reuniram durante essa quarta-feira (22) para o 20º Encontro Regional de Mulheres Rurais e o 19º Encontro Municipal de Mulheres Rurais de Itajaí. O evento teve a participação de agriculturas, maricultoras e pescadoras de Balneário Camboriú, Penha, Piçarras, Navegantes, Itajaí, Camboriú, Itapema, Porto Belo e Bombinhas.

A artesã e agricultora Sueli Marlete Leodoro participou pela primeira vez. Ela é moradora da comunidade quilombola de Balneário Camboriú e aproveitou a oportunidade para expor as bonecas abayomi, confeccionadas pelas mulheres da Associação Quilombola Morro do Boi. “Acho esse evento interessante porque valoriza a mulher do campo, além de ser uma oportunidade para conhecer o trabalho de outras pessoas”, comentou.

O encontro iniciou às 08h com um café da manhã e seguiu com a palestra da psicóloga Ana Paula Petry, que abordou o tema “O que te faz feliz”. “Eu participo desses encontros há anos e é uma ótima forma da gente refletir sobre o nosso trabalho e também sobre nós mesmas. Eu vou pra casa e fico sempre pensando nas palestras que a gente participou”, falou a produtora de acerola e moradora do Brilhante, Edite Burigu Gums.

O evento teve ainda atrações culturais, teatro, dança, exibição de documentário sobre mulheres no mercado de trabalho e roda de conversa com mulheres protagonistas.

“Precisamos reconhecer a grande força da mulher, que se faz presente em todos os espaços da nossa sociedade e ajuda na construção da nossa noção”, comentou o Vice-Prefeito de Itajaí, Marcelo Sodré.

O evento é uma parceria entre a Prefeitura Municipal de Itajaí, a Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina S.A. (EPAGRI) e a Secretaria de Estado da Agricultura e da Pesca. Também recebe o apoio da Agência de Desenvolvimento Regional de Itajaí (ADR), Fundação Genésio Miranda Lins, Fundação Municipal de Esporte e Lazer e Grupo de Dança Nativo do Sul.

Secretaria de Agricultura

Mulheres rurais participam de Encontro Regional em Itajaí