Facebook
Twitter
Youtube
Flickr

Notícias

Jogo Amistoso encerra campanha Novembro Azul em Itajaí

Atividade será no dia 29 de novembro no Ginásio Ivo Silveira, no bairro Fazenda
Data de inclusão: 22/11/2017 15:04

Para encerrar a campanha Novembro Azul – movimento mundial para prevenção do câncer de próstata – o Município de Itajaí, por meio da Secretaria de Saúde, promove na próxima quarta-feira, 29 de novembro, um Jogo Amistoso entre servidores públicos, vereadores e autoridades. A atividade será no Ginásio Ivo Silveira, no bairro Fazenda, a partir das 19h30. Toda a comunidade está convidada para participar do evento.

Durante a partida, os homens presentes receberão orientações sobre saúde e poderão fazer testes rápidos para diagnóstico de HIV/AIDS, Sífilis e Hepatites B e C. A intenção é promover uma atividade esportiva e educativa para marcar o mês, além de mobilizar a população em prol da prevenção de doenças.

Saúde do homem em destaque

Desde o início deste mês, a Secretaria de Saúde também está reforçando a atenção integral à saúde do homem. Todas as unidades de saúde estão mobilizadas para encaminhamento de pacientes para diagnóstico da doença, bem como intensificando a prevenção e o estímulo ao cuidado com a saúde.

Além de decoração temática para a campanha, cada unidade preparou ações de orientação aos homens durante o mês. Entre elas: cantinho da saúde do homem, palestras, dicas de cuidados nas salas de espera, ação sobre alimentação saudável, entrega de informativos, apresentações, etc.

O Centro Médico de Referência Especializado São Judas também abriu uma agenda diferenciada com um médico urologista para o mês de novembro. A intenção é oferecer atendimento mais ágil a homens com mais de 50 anos que necessitam fazer os exames para prevenção do câncer próstata e que têm histórico de câncer de próstata em pai, irmão e tio.

“A prevenção sempre é muito importante, homem saudável se cuida. Porém, uma das dificuldades é que o homem geralmente faz uma associação de doença com fraqueza, que não existe, a gente não é mais ou menos fraco por conta da doença. Então, em função disso, ele acaba buscando o atendimento de saúde quando já está com a doença em estágio avançado e isso causa um prejuízo muito grave a sua saúde. Temos taxas elevadas de morte entre os homens, tanto que a expectativa de vida do homem é nove anos menos que a da mulher, o que se deve principalmente a não prevenção de doenças”, comenta o médico responsável pela Saúde do Homem em Itajaí, Márcio Fossari.

Em Itajaí, as doenças que mais acometem os homens são obesidade, diabetes, hipertensão e o câncer de próstata em homens acima dos 50 anos.

Você sabia?

Homens têm mais doenças de coração, colesterol elevado, diabetes e pressão alta do que as mulheres.
Que as principais causas de morte em homens são evitáveis.
Que nos últimos anos acidentes e agressões matam mais homens do que o câncer.
Que os homens acreditam que nunca vão adoecer.

Previna-se:

Não fume.
Pratique atividade física regular.
Tenha uma alimentação saudável.
Durma bem.
Realize consultas e exames periodicamente.
Mantenha seu peso adequado.
Evite bebidas alcoólicas.

___________________________
Informações adicionais:
Secretaria de Saúde de Itajaí
(47) 3249-5500

Secretaria de Comunicação
Maikeli Alves
(47) 3249-5524

Imagens relacionadas

Jogo Amistoso encerra campanha Novembro Azul em Itajaí
Jogo Amistoso encerra campanha Novembro Azul em Itajaí
Jogo Amistoso encerra campanha Novembro Azul em Itajaí
Jogo Amistoso encerra campanha Novembro Azul em Itajaí
Facebook
Twitter
Youtube
Flickr
Todos os direitos reservados © 2024 - Município de Itajaí