Cerimônia festiva marca entrega do prêmio Simeão para Maria do Parque

Data de inclusão: 22/11/2017 13:39

A noite de terça-feira (21) foi de festa para Maria dos Passos Ferreira da Costa, a Maria do Parque, e para a comunidade itajaiense. Em comemoração à semana da Consciência Negra, o Município de Itajaí, por meio de Secretaria de Relações Institucionais e Temáticas, concedeu à homenageada o prêmio Simeão de Valorização do Negro na Sociedade Itajaiense.

A premiação ocorreu em sessão solene na Câmara de Vereadores de Itajaí. O nome de Maria do Parque foi indicado para receber a homenagem pelo Conselho Municipal de Desenvolvimento da Comunidade Negra. Educadora há mais de 30 anos no Parque Dom Bosco, ela vem contribuindo para tornar a sociedade itajaiense mais democrática, igualitária e plural.

O arqueólogo da Fundação Genésio Miranda Lins, Darlan Cordeiro, fez uma breve explanação sobre a história de Simeão durante a solenidade. O afrodescendente, que dá nome ao prêmio, foi escravo de Agostinho Alves Ramos, que no século XIX construiu a Igreja Imaculada Conceição, a Igrejinha Velha, no centro histórico da cidade. Em 2011, então, surgiu a ideia da premiação, que foi instituída por lei no ano seguinte.

O secretário de Relações Institucionais e Temáticas, Thiago Morastoni, fez a entrega do prêmio à homenageada. Ele discursou sobre a necessidade de valorizar a cultura negra como forma de criar condições igualitárias e acabar com o preconceito. “Hoje os negros brilham em suas capacidades individuais tanto quanto pessoas de outras etnias. Mas devemos lembrar que nem sempre foi assim e precisamos reparar essa desigualdade histórica”, disse.

Músicos convidados e o coral da Câmara de Vereadores se apresentaram durante vários movimentos da cerimônia com ritmos da cultura popular brasileira. Ao término, foi oferecido um coquetel aos convidados.

_______________________
Secretaria de Relações Institucionais e Temáticas (Serit)

Cerimônia festiva marca entrega do prêmio Simeão para Maria do Parque