Itajaí teve impacto econômico de R$ 187,2 milhões com a realização da The Ocean Race 2023

O evento também atingiu mais de R$ 240 milhões em espaço na TV nacional e R$ 4 milhões na internacional
Data de inclusão: 19/09/2023 17:43

O Município de Itajaí apresentou nesta terça-feira (19) os resultados da The Ocean Race 2023. O impacto econômico com a realização do evento foi de R$ 187,2 milhões, um crescimento de 225% em relação à última edição, em 2018. O valor também é quase dez vezes maior que o investimento realizado.

Entre março e abril deste ano a competição atraiu mais de 380 mil visitantes para a Ocean Live Park, a Vila da Regata de Itajaí, montada no pátio ao lado do Centreventos. Durante os 26 dias de The Ocean Race em Itajaí os visitantes puderam se deliciar nos diversos espaços gastronômicos, curtiram apresentações culturais, experiências imersivas, palestras sobre sustentabilidade e se envolveram com o universo da maior competição transoceânica do mundo.

“A The Ocean Race 2023 em Itajaí foi sem dúvida a maior edição deste evento para nossa economia. Além dos mais de 300 empregos gerados diretamente e 2 mil indiretamente, a hotelaria, os bares, restaurantes e o comércio em geral tiveram grande movimentação durante os dias de Vila da Regata em funcionamento”, destaca o secretário de Turismo e Desenvolvimento Econômico, Thiago Morastoni.

Uma oportunidade ímpar tendo em vista que pela quarta vez consecutiva Itajaí foi a única parada da regata na América Latina. Esta também foi a disputa mais longa em 50 anos de competição, o que tornou a edição 2023 especial para o público, mas também para as equipes competidoras.

Para a realização deste grande evento, foram investidos R$ 19,2 milhões, proveniente de convênios entre o Município de Itajaí, Governo de Santa Catarina e Associação dos Municípios da Região da Foz do Rio Itajaí (Amfri). Esse valor foi multiplicado em 9,7 vezes, trazendo retorno para a cidade em várias áreas.

A hotelaria, por exemplo, acumulou um impacto positivo de R$ 9,5 milhões durante o período de evento. A ocupação dos leitos em abril chegou a 71%. A arrecadação de impostos municipais cresceu R$ 6,9 milhões com a The Ocean Race em comparação com o mesmo período do ano anterior.

Na mídia

A The Ocean Race 2023 em Itajaí também conquistou a atenção do mundo. O evento alcançou 4 milhões de impacto nas transmissões ao vivo da TV internacional e 244 milhões na TV nacional, mais que o dobro do conquistado na edição anterior da regata. Foram produzidos 95 releases pela Secretaria de Comunicação de Itajaí.

Com as mais de 360 postagens nas redes sociais da The Ocean Race Itajaí, apenas no período de janeiro até julho de 2023, mais de 1 milhão de pessoas foram alcançadas. Isso refletiu também nas redes sociais da Prefeitura de Itajaí, que publicou pelo menos 50 vezes sobre o evento, alcançando um público de mais de 181 mil contas.

Sustentabilidade e acessibilidade

As ações oriundas do plano de sustentabilidade também geraram impactos positivos para o município. O gerenciamento de resíduos resultou na reciclagem de 60 toneladas de materiais. A utilização do sistema de copos reutilizáveis, embalagens e talheres recicláveis, evitou o descarte de 500 mil copos plásticos e 300 mil garrafas pet. A compostagem recebeu 7,8 mil de resíduos orgânicos, quase metade do total gerado.

O bicicletário gratuito recebeu 2.223 bicicletas durante o evento, promovendo a mobilidade sustentável e saudável. A acessibilidade também foi uma prioridade na The Ocean Race 2023, com 362 pessoas atendidas. Foram emprestadas 58 cadeiras de rodas e distribuídas 309 pulseiras para pessoas com autismo, proporcionando uma experiência inclusiva para todos.