Facebook
Twitter
Youtube
Flickr

Notícias

Mastro do veleiro da equipe Guyot quebra próximo da chegada a Newport

Acidente aconteceu na madrugada desta terça-feira (09). A tripulação está segura
Data de inclusão: 09/05/2023 18:39

O veleiro da equipe Guyot environnement - Team Europe (FRA/ALE) teve seu mastro quebrado durante a quarta etapa da The Ocean Race. O acidente com a embarcação ocorreu próximo à chegada a Newport, nos Estados Unidos, na madrugada desta terça-feira (09). Durante a quebra foram registrados ventos de até 90 quilômetros por hora. Ninguém da tripulação se feriu. Agora, a equipe deve levar o barco até a costa para avaliar se houve danos à estrutura.

A tripulação europeia estava em quarto lugar nesta etapa, atrás das equipes Biotherm (FRA), Malizia (ALE) e 11th Hour Racing (EUA), respectivamente. O barco perdeu o mastro a 600 milhas, em torno de 965 quilômetro da próxima cidade-sede da corrida.

“Achamos que estávamos administrando bem e estávamos apenas com a vela principal, velejamos em velocidade reduzida, mas as ondas eram grandes demais. Houve uma batida grande e o mastro se inverteu e quebrou”, comentou o co-capitão da equipe Guyot, Robert Stanjek.

A equipe de controle da corrida da The Ocean Race, sediada em Alicante, está em contato constante com a tripulação, que não solicitou assistência externa até o momento. O time europeu também está avaliando os próximos passos junto com sua equipe de terra e considera a possibilidade de ir para Halifax,no Canadá, ou ser rebocado com um navio ou um barco de pesca para os Estados Unidos.

O capitão da equipe, Benjamin Dutreux, disse que seu foco imediato era levar o barco até a costa para avaliar a extensão dos danos causados no incidente. “Precisamos trabalhar em um plano de como voltar à regata, mas o primeiro passo é levar o barco a um porto para avaliar os danos. Faremos o nosso melhor para nos juntarmos à corrida novamente, mas é difícil dizer qual a porcentagem de chance que temos”, comenta o capitão.

Holcim-PRB também teve o mastro quebrado nesta etapa

O time Guyot é o segundo a perder o mastro durante a quarta etapa da corrida, entre Itajaí e Newport. No início da perna, o mastro do barco da equipe Holcim-PRB (SUI), líder geral da competição, desabou por conta de uma falha. Após o acidente, os velejadores não conseguiram seguir na etapa e retornaram ao Rio de Janeiro para reparar a embarcação.

A equipe americana 11th Hour Racing segue líder da quarta etapa da The Ocean Race, com 35 milhas, aproximadamente 56 quilômetros, de vantagem do segundo colocado, o time alemão Malizia. Na terceira posição está a equipe francesa Biotherm. 

Imagens relacionadas

Mastro do veleiro da equipe Guyot quebra próximo da chegada a Newport
Mastro do veleiro da equipe Guyot quebra próximo da chegada a Newport
Mastro do veleiro da equipe Guyot quebra próximo da chegada a Newport
Facebook
Twitter
Youtube
Flickr
Todos os direitos reservados © 2024 - Município de Itajaí